29/09/2025 23:12:07

Geral
10/07/2012 09:51:59

Há cinco anos, surgia o jornal Tribuna independente

Há cinco anos, surgia o jornal Tribuna independente
Redação Tribuna Hoje em Maceió

tribunahoje //

alana berto

 

Como dizem por aí: o tempo voa e a comprovação disto, é que hoje o jornal Tribuna Independente está completando cinco anos de vida. Na verdade, a trajetória foi árdua. Mas hoje é vista como uma conquista dos cooperados e funcionários que tiveram garra e apostaram na Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf).

 

A comemoração será dupla, pois além dos cinco anos da Tribuna Independente, também está sendo comemorado o aniversário de um ano de lançamento do portal Tribunahoje.com, que foi fruto também da dedicação dos cooperados.

 

A Tribuna Independente nasceu da insatisfação dos jornalistas e gráficos do extinto jornal Tribuna de Alagoas, depois que levaram um calote e o jornal fechou. Diante da situação do antigo jornal, no dia 16 de janeiro de 2007, os funcionários resolveram cruzar os braços e fazer uma vigília em frente à empresa.

 

Os jornalistas e gráficos da empresa contaram com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e do Sindicato dos Gráficos de Alagoas (Sindigráficos). “Em meio a esse impasse, nós começamos a perceber que a batalha estava apenas começando”, relembrou a jornalista Olívia de Cássia.

 

A jornalista ressaltou que, passados estes anos, pode-se dizer que o jornal se consolidou e garantiu postos de trabalho para aqueles que quiseram se engajar na proposta do cooperativismo. “Apesar das dificuldades, a Tribuna Independente ganhou a credibilidade e o respeito dos leitores alagoanos. Foi difícil e ainda hoje é uma luta diária, mas está valendo a pena”, orgulhou-se a jornalista ao relembrar do histórico da Jorgraf.

 

O editor-chefe da Tribuna Independente, Ricardo Castro, destacou que à medida que os funcionários fizeram as primeiras edições, entenderam que poderiam assumir as rédeas da situação. “Foi assim que nasceu a ideia de criar uma cooperativa”.


Ele lembra que a ideia de dar início a uma cooperativa foi levantada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). “No dia 18 de junho de 2007, nasceu a Jorgraf, e no dia 10 de julho, começou a circular a Tribuna Independente”, relatou.


Ricardo contou que muitos não acreditavam no projeto. “Muitas pessoas não acreditavam que um grupo de jornalistas e gráficos poderia colocar um jornal para circular diariamente. Mas deu certo e está valendo a pena”, destacou.

 

O hoje repórter fotográfico e gerente de circulação, Sandro Lima, relembra que no ano de 1990 foi convidado a trabalhar no jornal Tribuna de Alagoas como laboratorista. “Na época, as perspectivas eram as melhores possíveis. Com o fim do jornal e a criação da Jorgraf, Sandro afirma que sente orgulho de poder ter participado desta história. “Hoje eu vejo com muita alegria o projeto que virou realidade e tenho muito orgulho”, pontuou.

 

A jornalista Andrezza Tavares conta que começou a fazer parte da cooperativa às vésperas do aniversário da Tribuna independente no ano passado, por isso ela considera que está aniversariando junto com o jornal. “Eu acho muito bom trabalhar aqui. Ganhei uma oportunidade de crescer e aprender”, finalizou.

 

A editora do caderno de Economia e idealizadora do site Tribelas, Ana Márcia da Costa Barros, confessa que tinha um certo receio de que a cooperativa não desse certo. “Eu tinha minhas dúvidas, mas sempre achei que a cooperativa era uma saída e hoje estamos aqui”.

 

Márcia conta que o Tribelas, que nasceu no dia 8 de março deste ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, surgiu da ideia de que existe um universo feminino de informações. “As mulheres são mais da metade da população e do mercado de consumidores”, finalizou.