gazetaweb //
regina carvalho
Os partidos políticos e coligações têm, segundo a lei, até as 19 horas para apresentar no cartório eleitoral os pedidos de registro de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições 2012. Em Maceió, sete candidatos entram na briga pela prefeitura.
De acordo com a legislação eleitoral, também a partir desta quinta, os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, de acordo com a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), para atender demandas relativas às eleições.
A Gazetaweb conversou com a assessoria dos pré-candidatos e ouviu que as composições estão mantidas.
O PDT, partido do ex-governador Ronaldo Lessa, deve lançar cerca de 60 candidatos à Casa de Mário Guimarães. Entretanto, como há possibilidade de aumento do número de cadeiras, a coligação não tinha, nessa quarta, a quantidade fechada de concorrentes.
Também ainda não estava fechado, até a tarde de ontem, o número de participantes que disputarão vagas na Câmara a serem lançados pela coligação do deputado federal Rui Palmeira (PSDB), que disputa a prefeitura.
O DEM, do deputado estadual Jeferson Morais, também continua com o mesmo apoio de partidos anunciados durante a convenção do último fim de semana e deve lançar mais de 20 pré-candidatos a vereador por Maceió.
Sem composição, a deputada federal Rosinha da Adefal do PT do B, terá pelo menos 45 pré-candidatos disputando as eleições. Sobre a coligação que lançou a defensora pública Nadja Baía, do PPS, ainda não está fechado o número de participantes que disputam vaga na Casa. Ainda depende do PMN, mas acredita-se que mais de 30 pré-candidatos devem concorrer.
A coligação de Galba Novaes (PRB), presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, pretende ocupar todas as vagas previstas na legislação e não houve mudança na composição.
O Psol de Alexandre Fleming manteve a mesma composição e deve ter cerca de 40 pré-candidatos a vereador.
Dados colhidos no site do TSE mostram que, a partir desta sexta-feira, dia 6, será permitida a propaganda eleitoral; candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos; poderão ainda realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas e que será permitida a propaganda eleitoral na internet, vedada a veicula& ccedil;ão de qualquer tipo de propaganda paga. Também a partir desta sexta-feira os serviços telefônicos oficiais ou concedidos farão instalar, nas sedes dos diretórios devidamente registrados, telefones necessários, mediante requerimento do respectivo presidente e pagamento das taxas devidas.