29/09/2025 23:12:14

Política
02/07/2012 08:45:55

Definidos nomes que disputarão as eleições municipais em Maceió

Definidos nomes que disputarão as eleições municipais em Maceió
Ilustração

gazetaweb //

eduardo almeida e janaina ribeiro

 

Estão definidos os nomes que vão disputar a prefeitura de Maceió nas eleições 2012. Neste sábado, durante convenções espalhadas pela cidade, Ronaldo Lessa (PDT), Rui Palmeira (PSDB), Jefferson Moraes (DEM), Galba Novaes (PRB), Rosinha da Adefal (PT do B), Alexandre Fleming (PSOL) e Nadja Baía (PPS) foram escolhidos por seus partidos políticos para disputar a cadeira que será deixada pelo atual prefeito Cícero Almeida (PP).

Fazendo uso de discursos sobre temas já conhecidos pelo povo, os postulantes ao cargo prometeram melhorias na educação, saúde, segurança pública e transporte. E, como já era esperado, o prefeito Cícero Almeida foi compareceu a convenção do seu partido o PP e prestigou o lançamento da pré-candidatura de Lessa.

Após as convenções realizadas neste dia 30, as candidaturas deverão ser oficializadas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) neste próximo mês de julho. Na capital do Estado, pelo menos cinco partidos definiram os candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

A primeira pré-candidatura oficializada foi a do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que elegeu o nome do deputado federal Rui Palmeira. “Não se combatem velhos problemas com velhos discursos e, sim, com sangue e atitudes novos. Vamos trabalhar para fazer com que o maceioense volte a ter respeito pela sua cidade. Precisamos trabalhar, por exemplo, para melhorar a saúde. Os postos não têm remédios, não disponibilizam exames e nem possuem médicos. Mudaremos esse quadro, assim como também exigiramos que as empresas ofereceram transporte público de qualidade”, disse ele.

A convenção do PSDB aconteceu no Iate Clube Pajuçara, no bairro que dá nome ao clube, onde o vereador licenciado Marcelo Palmeira (PP) foi apresentado como o vice do peessedebista. O nome dele foi escolhido ontem à noite, depois de uma reunião entre lideranças tucanas e pepistas. Estiveram presentes o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), o senador Benedito de Lira (PP), o deputado federal Maurício Quintella (PP) e outros vereadores por Maceió, entre eles, Oscar de Melo (PP), Fátima Santiago (PP), Francisco Holanda (PP), Davi Davino (PP) e Teresa Nelma (PSDB).

A convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou o nome do ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa, durante evento no Clube Fênix, no bairro de Jaraguá. O vice da chapa é o ex-secretário municipal de Infraestrutura Mozart Amaral.

Estiveram presentes os senadores Fernando Collor de Mello (PTB), Renan Calheiros (PMDB), do deputado federal Antônio Chamariz (PTB), do prefeito Cícero Almeida (PP), dos deputados estaduais Patrícia Sampaio (PT) e Judson Cabral (PT) e dos vereadores Paulo Corintho (PDT), Amilka Melo (PDT). “Vamos implantar a jornada integral de ensino nas escolas de Maceió e colocar a Guarda Municipal e a SMTT para funcionarem como órgãos de apoio no combate à violência. Combater a criminalidade não é uma função apenas do Estado. A Prefeitura tem que fazer a sua parte criando projetos de geração de emprego e renda para quem mora nas grotas e favelas, colocando iluminação nas ruas, calcaçando os bairros, educando o seu povo”, discursou o pedetista.

O Democratas (DEM) escolheu o deputado estadual Jefferson Moraes como candidato à prefeitura de Maceió, em evento que ocorreu no Colégio Monte Sinai, no bairro do Jacintinho. O filho do deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), Givaldo Júneior, conhecido como Carimbinho, será o vice de Jefferson.

“Fizemos questão que só fosse divulgada hoje a aliança com o PSB, que indicou o vice Givaldo Júnior. Estamos firmes, fortes e preparados para o confronto. Vamos discutir uma cidade melhor, mais humana e avançar o que tem sido feito pelo prefeito Cícero Almeida”, declarou o pré-candidato democratas.

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) confirmou a pré-candidatura do vereador Galba Novaes ao cargo. A convenção da legenda aconteceu no Instituto Galba Novaes de Castro, no bairro do Tabuleiro do Martins e contou com dezenas de militantes filiados. O vereador Marcelo Gouveia e o suplente de senador Euclides Melo, ambos do PRB, prestigiaram o evento.

O nome do pré candidato a vice-prefeito na chapa que será encabeçada por Novaes foi divulgado somente no final da noite deste sábado. Trata-se do presidente da Caixa Beneficente da Polícia Militar de Alagoas, o coronel PM Ivon Berto.

O PT do B também resolveu lançar candidatura própria. A deputada Rosinha da Adefal foi escolhida para participar da 'briga' pela cadeira de prefeito. Ao lado dela estará o médico Kléber Fortes, também ligado a mesma legenda. A convenção ocorreu na sede do partido, no bairro do Farol.

Já o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou o nome de Alexandre Fleming como candidato à prefeitura. A vice dele será a psicóloga Sandra Dias. A convenção aconteceu na Câmara Municipal de Maceió, no Centro e também contou com o apoio do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU).

“Nossa candidatura é autêntica e objetiva a reconstrução de Maceió e da auto-estima da nossa população. Por onde a gente anda, ouvimos falar do sentimento das pessoas por um desejo de mudança. A política em Maceió, em Alagoas, está desgastada, ninguém mais acredita nos representantes que aí estão e o PSOL quer, exatamente, mudar esse quadro”, disparou Fleming.

E o Partido Popular Socialista (PPS), realizou, neste dia 30, convenção na Câmara dos Dirigentes e Lojistas de Maceió, no Centro, e apresentou a candidatura da Presidente do Diretório Municipal do Partido, Nadja Baia, a prefeitura de Maceió. Seu vice na chapa será o coronel Assis (PMN).