30/09/2025 00:47:47

Alagoas
19/06/2012 09:44:33

Prefeitos estão dificultando entrega de casas, diz Nonô

Prefeitos estão dificultando entrega de casas, diz Nonô
José Tomaz Nonô vice-governador de Alagoas

gazetaweb //

waldison costa

 

Em entrevista à TV Gazeta na manhã desta terça-feira (19), o vice-governador José Thomaz Nonô (DEM), que é responsável pelo Programa da Reconstrução em Alagoas, expôs que a falta de agilidade dos prefeitos municipais quanto à entrega de documentação está inviabilizando a entrega das casas populares para os desabrigados da cheia de 2010.

Segundo Thomaz Nonô, o Estado honra com o prazo estabelecido pelo Programa da Reconstrução, garantindo que, até dezembro deste ano, mais de 12 mil casas populares devem ser entregues aos moradores das cidades atingidas pelas enchentes.

“O maior problema atualmente não está na ação do governo estadual, mas sim, na gestão municipal. Os prefeitos é que vêm impedindo a entrega das casas prontas por não entregarem à Caixa Economia Federal (CEF) o cadastro dos desabrigados. Isso já foi motivo, inclusive, de reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), por ser o maior entrave. Tanto que a Caixa já cogita, junto ao governo federal, retirar esta obrigação dos prefeitos, repassando-a para o governo estadual”, disse o vice-governador.

Segundo cálculos do Governo do Estado, ao longo dos dois anos em que o programa está em vigor, 1.680 imóveis populares foram entregues para famílias dos municípios alagoanos atingidos. Mais de 2.670 imóveis estão prontos e aguardam trâmite legal para serem distribuídos junto aos desabrigados - outras unidades residenciais estão em fase de acabamento.

“A Caixa já pagou 70% do valor das obras de Alagoas porque 83% delas já foram concluídas. As obras que estão em atraso são aquelas que tiveram o fechamento de contrato tardio devido à própria morosidade dos prefeitos”, completou Thomaz Nonô, destacando que 'a população, assim como o Governo do Estado, deve cobrar mais dos prefeitos, para que cumpram os prazos e agilizem as documentações junto à Caixa Econômica Federal'.