primeiraedição //
carolina sanches
Nesta segunda feira (18), moradores da cidade de Santana do Mundaú (AL), realizaram um protesto em memória aos dois anos das enchentes que devastaram o município. Segundo uma nota enviada a imprensa, os moradores querem uma satisfação do Governo Estadual que até o momento não reconstruiu a cidade, não entregou as escolas, postos de saúde, nem reconstruiu o asfalto das ruas.
Ainda segundo informações, nenhuma autoridade política da cidade quis participar do protesto, o que é no mínimo curioso tendo em vista que todos são moradores do local e estão sendo prejudicados, pois não há asfalto decente na região.
Um dos responsáveis pela alimentação de informações do site Mundaú Noticias.com, Thiago Aquino, conversou com a nossa reportagem, e afirmou que as casas em construção ainda estão sem saneamento, água encanada e iluminação. "Não há condições de moradia, nossa cidade foi esquecida, queremos respostas", disse
Na época das enchentes em junho 2010, o programa da Reconstrução do Governo de Alagoas prometeu 1.261 moradias, mas até o momento nenhuma delas foi entregue. Segundo a assessoria do programa Resconstrução das Enchentes em AL, 70% das obras refrentes as casas já estão concluídas.
Perguntado sobre a situação das escolas, postos de saúde e asfalto, a assessoria disse que segundo os relatórios entregues, 23% já estão finalizados e que só quem pode responder sobre a situação do asfalto é o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).