30/09/2025 00:38:25

Polícia
14/06/2012 19:31:11

Menor acusado de matar médico diz que jogou fora bicicleta roubada

Menor acusado de matar médico diz que jogou fora bicicleta roubada
Médico Alfredo Vasco Tenório

tribunahoje //

breno airan e ana paula omena

 

Agentes da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) prenderam na tarde dessa quarta-feira (13) um dos acusados na morte do médico José Alfredo Vasco Tenório, de 67 anos.

A vítima foi morta no último dia 26, com um tiro no tórax, quando passeava de bicicleta pelo Corredor Vera Arruda, no bairro da Ponta Verde, em Maceió.

 

O jovem detido, identificado apenas com as iniciais W.G.S., foi pego em sua residência, no Vale do Reginaldo, no bairro do Feitosa.

 

Ele confessou para a polícia que participou do crime, mas que não havia atirado. A acusação cai em cima do outro participante do latrocínio, o menor M.S., de 17 anos, que ainda está sendo procurado pelos agentes da Deic. O disparo saiu de uma arma calibre 38, segundo constatado pelo Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima.

 

Na coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta (14) na sede da Polícia Civil (PC), em Jacarecica, o delegado-geral da PC José Edson Freitas, e a diretora da Deic, delegada Ana Luiza Nogueira, detalharam os passos do menor que roubou a bicicleta do médico.

 

Após o assassinato efetuado pelo menor de 17 anos, o outro, W.G.S., fugiu na direção contrária do amigo, passando pelo consultório Harmony e pelo GBarbosa do Stella Maris. Poucos quarteirões depois, ele afirmou ter jogado fora a bicicleta por ela, segundo o acusado, ser velha.

 

Desta feita, ele continuou o percurso para casa a pé mesmo, passando pelo bairro do Poço até adentrar no Vale do Reginaldo. Em casa, sua mãe percebeu um comportamento estranho e ele chegou a dizer que um amigo seu havia tentado roubar uma pessoa e atirado na mesma.

 

Pouco depois, o celular do menor toca. Era M.S. "Cadê a bike? Me dê, senão a gente se acerta", teria ele ameaçado o outro. O garoto inferiu que havia dado fim à bicicleta já que ela era muito velha. De fato, o veículo tinha 20 anos de uso diário e não valia mais do que R$ 100.

 

Para chegar até o rapaz agora detido por determinação da Vara da Infância e Juventude, preso preventivamente, a polícia colheu cerca de 100 filmagens de circuitos das imediações do Corredor Vera Arruda. Em 36 delas, o "menor da bicicleta" aparecia. Na residência do infrator, a polícia encontrou as duas peças de roupas utilizadas no dia do delito, uma camisa vermelha e um short preto. Sua mãe que não foi identificada teria anunciado que as companhias em que o filho andava ainda iriam lhe render prejuízo, porém ele não quis escutá-la.


 

Na ação, os dois indivíduos ficaram distantes da vítima provavelmente ponteando quando seria o melhor momento para atacar. Uma testemunha disse que o médico não esboçou nenhuma reação antes de ser alvejado pelo meliante.

   

Após conclusão da instrução pode haver ou não a internação definitiva do menor, conforme prevê a legislação brasileira.

 

Vida pregressa do menor

 

De acordo com a investigação minuciosa da Deic foi constatado que os adolescentes acusados do roubo qualificado seguido de morte do médico são aviõezinhos no Vale do Reginaldo e trabalham para um traficante da região. O menor W.G.S. apreendido já tem passagem pela polícia por ter participado dos incêndios a ônibus na capital alagoana no ano passado, além de um plano de fuga de detentos também em 2011. O adolescente que é conhecido da polícia também usa drogas. Seu pai foi assassinado no ano passado e era carroceiro.

 

Como protesto ao latrocínio, moradores da área nobre da cidade de Maceió e familiares do médico morto fizeram uma caminhada pela paz no dia 29 deste último mês de maio