30/09/2025 00:31:39

Geral
11/06/2012 23:36:09

Marinha comemora data magna com eventos em Maceió

Marinha comemora data magna com eventos em Maceió
Capitania dos Portos em Maceió

gazetaweb //

 

A Marinha do Brasil tem uma semana especial, recheada de solenidades que tiveram início nesse domingo (10), em comemoração a sua data magna, o dia 11 de junho, quando é celebrado o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. E para celebrar a data, a Capitania dos Portos de Alagoas, atualmente sob o comando do capitão André Meire, promove uma série de atividades.

Nesta terça-feira (12), uma cerimônia militar será realizada na Capitania dos Portos, às 10h. Já na quinta-feira (14), um ciclo de palestras aberto ao público ocorrerá, a partir das 8h45, no Hotel Ponta Verde - entre os temas abordados estão as riquezas da Amazônia e o Projeto Nuclear da Marinha.

Além das palestras, o público que comparecer ao evento terá outro atrativo: uma maquete de um submarino nuclear, que estará em exibição no saguão do hotel. “É uma maquete de cinco metros que abrilhantará ainda mais a iniciativa”, afirmou o capitão André Meire.

As cerimônias em homenagem à Data Magna da Marinha tiveram início nesse domingo, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, quando os aspirantes do primeiro ano receberam o espadim, símbolo do Aspirante, e fizeram o juramento à Bandeira Nacional.

Batalha Naval do Riachuelo

O aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha - é comemorado no dia 11 de junho. A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como a mais importante da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) - o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

A relevância da vitória nesta Batalha se deve ao fato de que, até aquela data, o Paraguai detinha vantagem no conflito. Mas a batalha inverteu a situação, garantindo o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra, inviabilizando possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia.

Serviço

E ainda em entrevista à Gazetaweb, o comandante da Capitania dos Portos de Alagoas alertou para a mudança do local de avaliações relativas ao concurso para o Curso de Formação de Aquaviários.

A prova será realizada às 15h do dia 17 de junho, na Faculdade Estácio Fal, situada na Rua Sá e Albuquerque, n° 574, bairro de Jaraguá, em Maceió.