Há muitos tempos atrás, atendi uma paciente que me relatou algo que me fez escrever esse artigo. O relato foi mais ou menos assim como está descrito abaixo;
Eu não sei dizer não. As pessoas sempre me pedem algo, tipo favor ou emprestado e eu sempre faço ou empresto; mesmo que eu não queira. Eu odeio magoar as pessoas, então acabo falando "sim". Não é que as pessoas me usem, bem, pelo menos meus amigos não me usam; eu acho. Mas eu não consigo simplesmente dizer não. Também não sei mentir, eu sou muito sincera; então não consigo inventar alguma desculpa. Por favor, me ajude.
Você já deve ter ouvido de alguém ou mesmo dito para alguém, "eu não sei dizer não". Pois bem, assim como você existem pessoas que se deparam no dia a dia com essa dificuldade em dizer não. Podemos citar no meio de inúmeras dificuldades, algumas delas; como exemplo: emprestar uma coisa, recusar a fazer algo ou discordar de uma opinião ou manifestar o seu ponto de vista.
As pessoas que acham que não conseguem dizer não tem a impressão que é uma pessoa mole e que está sempre cedendo para os outros, abrindo mão daquilo que gosta para agradar a alguém. No entanto, mesmo tendo consciência que esse comportamento não lhe faz bem, acha que não consegue deixar de ser assim, pois tem medo de ser rejeitado se impor a sua vontade, e ser visto como uma pessoa ruim.
Se você prestar atenção quando pronuncia a frase: eu NÃO sei dizer NÃO, vai perceber que existe uma contradição muito grande no que está falando, porque, somente nesta pequena frase, está dizendo dois NÃO ao mesmo tempo. Portanto, fica evidente que sabes muito bem dizer não, o que acha que não sabes, é como dizê-lo, por falta de coragem ou dificuldade em contrariar alguém. Então, se esconde por trás dessa crença, usando esta desculpa irracional para aliviar a ansiedade provocada pela dificuldade de contrariar alguém com uma resposta negativa a qual chamamos de “NÃO”. Então, ao invés de dizer não, diz SIM no lugar de NÃO e mergulha profundamente em direção a BAIXA AUTOESTIMA e consequentemente ao SENTIMENTO DE CULPA.
Quando dizemos NÃO no lugar de NÃO, e dependendo da pessoa para qual dissemos NÃO, isto irá nos causar certo desconforto que pode durar um dia, dois, três..., e depois desaparece. Mas, quando dizemos SIM no lugar de NÃO, aí a coisa se complica, porque além do desconforto que toma conta da gente, iremos sentir culpa por nos acharmos fraco, inseguro, medroso ou até mesmo covarde; além de ter que cumprir aquele SIM que foi dito no lugar de um NÃO.
Existem alguns fatores conscientes e inconscientes por trás da dificuldade de dizer não; podemos citar como exemplos: medo de magoar alguém, ser visto como uma pessoa ruim, baixa autoestima, dificuldade de expressar sentimentos e opiniões, e a timidez excessiva.
Quem é Hipnoterapeuta sabe que temos duas mentes. Uma, chama-se mente consciente, que é responsável pela lógica, raciocínio, razão. A outra; chama-se mente inconsciente, que é responsável pelos sentimentos e emoções. Isso quer dizer que, para vivermos bem emocionalmente tem que haver uma boa harmonia e sintonização entre a mente consciente e a mente inconsciente, no entanto, quando há conflito entre elas, nos causa infelicidade e os problemas emocionais se instalam.
Quando você tem que tomar uma decisão que o seu desejo (sentimento) é dizer NÃO, e por achar que lhe falta coragem e diz SIM (razão); foi gerado um grave conflito entre as duas mentes. E, como as consequências deste conflito vão ficar gravadas no inconsciente, talvez vá carregar essas consequências para o resto da vida.
LEMBRE-SE: NÃO, É O CONTRÁRIO DE SIM. POR ISSO, TODAS ÀS VEZES QUE DIZEMOS: "EU NÃO SEI DIZER NÃO", ESTAMOS REFORÇANDO CADA VEZ MAIS ESSE PENSAMENTO QUE NOS LEVA A DIZER SIM.
Dr. Jacinto Martins de Almeida
Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista
ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES