O Instituto de Identificação de Alagoas voltou a funcionar normalmente hoje, 08, a partir das oito horas da manhã. A maior rede informatizada de postos de emissão de carteira de identidade do Brasil estava com a emissão do documento suspensa temporariamente por problemas internos do órgão.
Segundo a diretora do Instituto, Maria Madalena Cardoso, um plano de trabalho foi montado para acelerar as confecções dos documentos e diminuir o tempo de espera de entrega ao usuário. No plano traçado, o setor de papiloscopia foi reforçado com dois novos servidores e a empresa responsável pela emissão aumentou a carga horária de trabalho.
“Daremos prioridade aos requerimentos de carteira de identidade solicitados no final de abril e todo mês de maio. Os funcionários responsáveis pela confecção do documento irão trabalhar das oito horas da manhã às oito da noite. Eles também trabalharão em regime de plantão nos finais de semana até normalizar a demanda existente”, afirmou Madalena.
A diretora explicou que apesar da emissão das carteiras estarem suspensas, os 22 postos da rede do Instituto de Identificação continuavam funcionando normalmente recebendo os usuários para fazer o requerimento de 1ª e 2ª via da Identidade. Por isso, Madalena informou que esse grupo terá prioridade, principalmente aqueles que no ato da solicitação informaram da necessidade do documento para inscrição no ENEM.
Em relação aos novos requerimentos realizados a partir de hoje, a diretora explicou que eles só serão expedidos quando terminar a confecção dos que estavam na fila de espera, com exceção dos pedidos feitos pelos estudantes para inscrição do ENEM, esses terão prioridade. A expectativa da direção é que até o final deste mês todo o serviço do Instituto de Identificação volte a sua plena normalidade com o prazo curto de solicitação, confecção e entrega do documento.
alagoasweb //
ascom