Os integrantes do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade de Alagoas (MTL) que haviam ocuparam três órgãos públicos, na manhã desta quarta-feira (06), desocuparam os locais invadidos após uma reunião realizada durante a tarde. A invasão ocorreu em sinal de cobrança por pendências em assentamentos situados no interior do Estado. Os trabalhadores se instalaram na sede da Secretaria Estadual de Habitação, do Ibama e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).
Um dos coordenadores do MTL em Alagoas, Rafael Simão, explica que, no âmbito da Secretaria de Habitação, os integrantes reivindicam a regularização de um acampamento no município de Novo Lino. Uma reunião com a direção da pasta já propôs um acordo. Uma reunião acontecerá na próxima quarta-feira, a partir das 10h, com a presença de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), do Centro de Gerenciamento de Crises da PM, da Defensoria Pública e da Prefeitura de Novo Lino. A intenção é resolver definitivamente este ponto contido na pauta dos trabalhadores.
No Ibama, o MTL pede a celeridade na concessão de licenças ambientais em, pelo menos, três localidades: no assentamento Buenos Aires, em Maragogi, na Quinta da Serra, em Viçosa, e no Posto Agropecuário, em Passo de Camaragibe. A superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Luna, estaria negociando com a superintendente do Ibama, Sandra Menezes, a desocupação.
Já no final da manhã, os trabalhadores ocuparam a sede do Dnit, no bairro de Jaraguá. Ali, eles buscam a finalização de obras na rodovia que vai interligar as cidades de Flexeiras e São Luiz do Quitunde, além de recapeamento de vias onde estão localizados alguns assentamentos de sem terra.
De acordo com o chefe do setor de engenharia do Dnit, Rommel Melo, os trabalhadores impediram que os servidores do órgão deixassem o local após a suspensão do expediente. Por enquanto, nenhum acordo havia sido feito.
Segundo Rafael, as principais reivindicações foram aceitas e as que não foram, devem ser atendidas ou mesmo feito um acordo na próxima semana.
gazetaweb //
katherine coutinho e thiago gomes