Duas agências do banco Santander situadas na Rua João Pessoa (antiga Rua do Sol), no centro de Maceió, foram invadidas por criminosos no início da noite deste domingo (03). Segundo informações preliminares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), os criminosos, não identificados, utilizaram maçaricos para abrir quatro caixas eletrônicos (dois em cada agência), fugindo com quantia em dinheiro ainda não contabilizada.
Segundo uma funcionária de uma das agências e que pediu para não ser identificada, a ação 'já se tornou corriqueira'. "É recorrente", disse ela, ao ser indagada por militares do Bope sobre se alguém poderia ter presenciado a ação.
Já de acordo com o tenente PM Rodrigo Souza, os bandidos podem ter estudado o crime minuciosamente. "Eles certamente observaram que não há vigilância noturna, aproveitando-se do fato de, aos domingos, haver pouca movimentação nesta área da cidade", disse o oficial, para quem as câmeras de segurança poderão ajudar a identificar a quadrilha.
Os criminosos utilizaram banners das agências para impedir que fossem vistos do lado de fora. Eles ainda arrastaram bancadas utilizadas pelas agências na distribuição de envelopes para depósitos - elas serviram como barricada à porta das agências.
E na segunda agência invadida, a ousadia foi ainda maior, já que os criminosos usaram um spray para impedir que fossem identificados por câmera instalada na entrada do banco.
A polícia suspeita ainda que os criminosos tenham contato com o apoio de um carro, cujo motorista teria ficado do lado de fora para alertar o restante do bando sobre a possível aproximação da polícia.
Já o Instituto de Criminalística também esteve no local do crime, para o trabalho de perícia.
Insatisfeitos, os criminosos ainda tentaram abrir uma passagem no compartimento que daria acesso à parte de trás dos caixas eletrônicos. Com a ação do maçarico, parte do dinheiro retirado acabou danificado pelas chamas.
gazetaweb //
bruno soriano e joão vitor teixeira