30/09/2025 00:33:27

03/06/2012 07:54:09

Frente Democrática Independente discute nome da oposição que irá disputar a Prefeitura de União

Frente Democrática Independente discute nome da oposição que irá disputar a Prefeitura de União
Genisete Sarmento pode ser candidata

A sexta reunião da Frente Democrática Independente, liderada pelo PC do B, reuniu na noite desta quinta-feira, 31, vários presidentes e representantes de mais de dez partidos. O grupo tem até o momento cinco pré-candidatos a prefeito e discutiram a oficialização de um único nome da oposição para disputar a Prefeitura de União dos Palmares.

 

Segundo Joacir Muniz, articulador político do PC do B, já está na hora de escolher o candidato que irá disputar as eleições, não deixando isso, para a última hora. “Conseguimos transformar essa equipe num grupo forte, com o intuito de mudança para União”, disse.

 

Para o presidente do partido anfitrião da Frente, Edemir Morais, essa escolha seria pela indicação de dois membros de cada partido para eleger o candidato. “Nunca na história de União, tivemos uma chapa tão forte como essa”, destaca.

 

Já o presidente do PDT em União dos Palmares, e pré-candidato a vereador Rivaldo Cesar, a sugestão do partido local e estadual é que os cinco pré-candidatos decidam entre si a escolha do nome que irá disputar a prefeitura.

 

Para o pré-candidato a prefeito pelo PC do B, Zé Alfredo, que nunca disputou um cargo público, a candidatura tem que ser tratada como algo sério. “Não sou de acordo que escolhemos um nome agora, o grupo tem ficar unido até o final”, disse.

 

Representando o PTC, que esteve participando pela primeira vez da reunião, o pré-candidato a vereador Ramildo Batista disse que é de acordo que a escolha da candidatura fique para o final, próximo aos últimos dias das convenções.

 

Ele ressalta ainda, que se lançar mais de um candidato de oposição, a chapa se fragmenta. O presidente do partido, Bambam disse que o deputado federal Joaquim Beltrão apoia a Frente.

A mesma opinião do PTC é comungada pelo PTN, que segundo seu presidente e pré-candidato a vereador, o radialista Kleber Marques, “deve-se amadurecer mais essa escolha e decidir no final”.


A novidade desta sexta reunião foi o surgimento da quinta pré-candidatura do “Frentão”, a ex-vereadora e atual representante da Fundação Palmares no Estado, Genisete Lucena (PT). A petista, que tem larga experiência na política municipal, não concorda que a escolha do candidato seja decidida nos últimos dias. “Tem que haver um consenso entre os pré-candidatos e daí decide-se o nome”, disse a ex-vereadora.

O médico e também pré-candidato, Beto Baía (PSD), foi sucinto em sua fala, para ele, “não deixe para o final a escolha do nome, porém ainda é cedo para fazer isso, temos que trabalhar esse nome”, disse.

 

O pré-candidato a vereador Sérgio Rogério (PT) destacou a importância de se ter uma pauta definida para cada reunião, como também uma discussão maior sobre a proporcional. Para ele, “a decisão de quem é o nome a prefeito sairá de um grupo mais coeso, ouvindo a todos”, disse.

Após mais de duas horas de discussões, a Frente Democrática Independente volta a se reunir na próxima quarta-feira, 6, dando continuidade as articulações políticas da oposição para as eleições deste ano.

 

orelâmpago //

joão paulo farias - foto parada ob