30/09/2025 02:11:59

Municípios
29/05/2012 19:19:46

Sem-terra da Praça Sinimbú devem levar acampamento para Branquinha

Sem-terra da Praça Sinimbú devem levar acampamento para Branquinha
Sem terra estão deixando a Praça Sinimbu em Maceió

As 25 famílias do moviemento Sem-terra acampadas na praça Seminbú, no centro de Maceió, devem ser transferidas nesta quinta-feira (31) para um dos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) localizado no município de Branquinha.

De acordo com a superintendente do INCRA em Alagoas, Lenilda Lima, técnicos do instituto estão fazendo estudos na área dos assentamentos para receber as 25 famílias que já ocupam a praça há um ano e três meses.

“A transferência deve acontecer na manhã desta quinta-feira, pois as famílias acreditam que seja melhor chegar ao novo local ainda com a luz do dia”, disse Lenilda Lima, que está aguardando o parecer dos técnicos para divulgar qual será o assentamento que receberá as famílias.

A superintendente explicou ainda que um esquema de transporte está sendo preparado em parceria com a Prefeitura de Municipal de Maceió para que a retirada das famílias seja feita de forma pacífica.

Ocupação

Desde do dia 8 de fevereiro de 2011, cerca de 27 famílias estão acampadas na Praça Sinimbú, centro de Maceió. Elas representam um terço das 75 famílias da fazenda Cavaleiro (também conhecida como Gulangi), em Murici, despejadas pela Vara Agrária do Judiciário e pelo Estado.

Já as famílias de sem-gerra provenientes da fazenda Cavaleiro, que não seguiram para Maceió, montaram um acampamento na margem da BR 104.

 

maceioagora //

mais.al(ojornal-al)