30/09/2025 02:11:57

24/05/2012 15:52:50

Prefeito de União dos Palmares Dr. Areski Freitas confirma construção do terceiro acesso viário à cidade

Prefeito de União dos Palmares Dr. Areski Freitas confirma construção do terceiro acesso viário à cidade
A ponte sobre o Riacho Canabrava está pronto há quase 30 anos

O prefeito de União dos Palmares Dr. Areski Freitas confirmou a este portal informativo que financeiramente foi modificado o projeto de sete milhões de reais adquiridos através de emenda do Senador Renan Calheiros destinados à construção definitiva do acesso viário a Serra da Barriga.

O gestor ao confirmar a disponibilidade da verba ainda informou que determinou a constituição de uma equipe especializada que constatou que apenas cinco milhões de reais seria o suficiente para a construção da estrada, razão pela qual ‘como o transito na cidade está fora de controle e é tema de reclamação de toda comunidade, optamos depois de estudos que a solução seria a complementação do terceiro acesso a cidade através do Parque Industrial’.

‘A divisão dessa verba foi submetida à apreciação dos órgãos competentes e é perfeitamente viável’ argumentou o gestor que ainda acrescentou que pretende até o término do seu mandato inaugurar tanto o acesso a Serra da Barriga como o terceiro acesso viário a cidade para quem trafega pela BR-104.

Duas histórias de muitos desencontros

Na década de 80 quando administrativa União dos Palmares o Prefeito Rosiber Oliveira que é engenheiro do DER, foram construídas duas obras que seriam o ponto de partida para não comprometer o transito urbano já que as carretas dividiam espaço com os automóveis (função hoje exercida pelas caçambas) que se dirigiam a União para recolher o açúcar depositado no Armazém da extinta CIBRAZEM. Como havia disponibilidade de verbas federais, foram erguidos um viaduto sobre o Riacho Canabrava e um elevado sobre os trilhos da RFFSA – este ultimo na Rua Perciliano Sarmento.

A desativação da RFFSA, o estado de depreciação do gigantesco armazém por falta de manutenção e o término do mandato do Dr. Rosiber foram os motivos da ideia ser esquecida deixando como herança para o povo dois ‘elefantes brancos’ e um exemplo de desperdício do dinheiro do consumidor que paga compulsoriamente impostos de tudo que consome para serem revertidos em obras de naturezas semelhantes.

A Serra da Politicagem

Como União dos Palmares é um dos mais importantes colégios eleitorais de Alagoas, em época de eleições, todo político – senadores, deputados federais, estaduais e afilhados políticos do governo do estado querem apresentar a comunidade obras que tão logo cessa o período eleitoral mostram a sua verdadeira face: são obras de fachada para enganar o povo.

Antes mesmo do Dr. Rosiber Oliveira terminar de construir o terceiro acesso viário ao centro de União dos Palmares, já existiam promessas, destinação de verbas e interesseis políticos na construção da estrada da Serra da Barriga. Uma demonstração deste fato você poderá comprovar nas fotos anexas a esta reportagem que denuncia que à época foram gastos quase meio milhão de reais – inclusive com a contrapartida da prefeitura (nosso dinheiro) na construção do acesso (seis quilômetros) a Serra da Barriga e que nunca foi feito.

O dinheiro e as obras diluíram-se no ar, e o problema a menos de um mês do inverno continua. Não existem noticias divulgadas para público de nenhum projeto da construção dos dois acessos e muito menos firma contratada. Os sete milhões do caso atual – segundo o prefeito, já estão disponíveis, mesmo se sabendo que na época chuvosa construção de estradas fica quase inviável principalmente as margens de um rio que costuma transbordar. No término do inverno, faltará três meses para o Dr. Areski Freitas ser substituído no cargo de prefeito. Seu sucessor terá interesse em concluir a obra? Ou parte da estrada será entregue com muito alarde da imprensa e a presença de autoridades às vésperas de outubro para mais uma vez influenciar o eleitor?

A conta, quem paga?

O povo, claro, que já assistiu esse mesmo filme dezenas de vezes.

antonio aragão //

 


Galeria