Termina na próxima sexta-feira (25), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Lançada no dia 5 de maio, a meta é imunizar 452 mil pessoas, entre idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase de gestação e população indígena.
A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, imuniza também contra a influenza A (H1N1).
Há poucos dias para o fim da campanha, 284.522 mil alagoanos foram vacinados, o que corresponde a 62,82% da cobertura vacinal. O número deixa Alagoas abaixo da meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até agora, 18 municípios estão com uma cobertura vacinal menor que 50%. Em outros 74, os índices estão entre 50 e 80% e apenas 10 atingiram a meta estabelecida.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, destaca que é importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina. Ela também desmistifica a ideia de que a vacina deixa as pessoas gripadas.
primeiraedição //
marcela oliveira