30/09/2025 02:13:44

Municípios
18/05/2012 11:50:08

Santana do Mundaú realiza audiência pública para discutir o combate do abuso contra crianças e adolescentes

Santana do Mundaú realiza audiência pública para discutir o combate do abuso contra crianças e adolescentes
Audiência foi na Câmara de Vereadores

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Santana do Mundaú, uma audiência pública para debater o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem como dia temático, 18 de maio.

 

O evento foi realizado pelo Conselho Tutelar do município em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e reuniu dezenas de pessoas, entre alunos, professores, líderes comunitários, pastorais, igreja e poder público, representados pela Secretaria de Assistência Social e a Polícia Militar, além de membros do Conselho Tutelar de União dos Palmares.

 

Na fala de abertura quem primeiro fez uso da palavra foi o presidente do Conselho Tutelar de União, Manoel Simeão, que destacou o papel do conselheiro no combate a violência infanto-juvenil e citou a “família como peça fundamental para proteção da criança e adolescente, mas que na maioria dos casos de violência, os próprios parentes são os que maltratam”, observa.

 

Para o sargento Hélio, representando o segundo batalhão da PM, a polícia faz seu trabalho na medida do possível, mas que a justiça deixa a desejar na resolução dos crimes de abuso contra menores, “O apoio da justiça ainda é pouco, é necessário uma maior força nesse combate”, disse.

 

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Nilo Miranda, a educação é um meio fundamental de combate a qualquer tipo de violência, e que a falta desta, reflete nessa situação precária de violência em que se encontram, não só Santana do Mundaú, mas todo o país. “Parabenizo a coragem do Conselho Tutelar em desempenhar esse trabalho de combate a violência a menores”, conclui.

 

Já o conselheiro tutelar, Cresivaldo Lúcio, destaca a violência que é alarmante na pequena Santana do Mundaú e cita o trabalho de parcerias com as escolas do município, conscientizando os alunos, pais e professores. “Não só com as escolas, mais podemos trabalhar juntos com a Polícia Militar, Poder Judiciário e Ministério Público”, disse. O conselheiro acrescenta ainda, que o álcool e as drogas contribuem muito para a violência contra jovens.

 

Encerrando as atividades, o presidente do Conselho Tutelar de Santana do Mundaú, Ivanildo Marcolino, popular “Inhame”, destacou a importância dessa audiência para se trabalhar o tema e propor políticas públicas para combater os crimes de abuso contra menores. Marcolino criticou a ausência de uma representação maior do poder público, “Enviamos ofícios a prefeitura, câmara de vereadores, várias secretárias e os mesmos não compareceram há um evento de grande importância como esse”, disse.

 

O presidente, ressaltando que “o Conselho Tutelar de Santana do Mundaú está tratando de modo especial a sua obrigação em cuidar e defender as crianças e adolescentes desse município dos vários tipos de violência que venham a sofrer”, concluiu.


da redação //

joão paulo farias (colaborador)

Galeria