Um número alarmante. É assim que vem sendo considerada a quantidade de assaltos contra agências dos Correios localizadas em Alagoas este ano. Em pouco mais de cinco meses, 32 postos da empresa federal foram atacados por assaltantes em Maceió e no interior do Estado. Nesta segunda-feira (7), a polícia registrou mais dois roubos.
O primeiro assalto ocorreu na cidade de Maribondo, na região Agreste, onde dois homens armados invadiram a agência rendendo funcionários e clientes. A ação foi rápida e os criminosos levaram todo o dinheiro dos caixas e do cofre. Os bandidos fugiram sem deixar pistas.
A ação contra as agências no interior cresce no início do mês, já que os ladrões sabem que muitas delas são usadas para pagamento de contas e guardam quantias em dinheiro.
O segundo assalto ocorreu em Maceió e teve como vítimas pessoas que estavam na agência de Bebedouro. Três homens armados invadiram o local e levaram cerca de R$ 200. Eles fugiram em duas motocicletas.
Apelo a autoridades
O crescente número de assaltos contra os Correios foi um dos temas da audiência pública realizada na semana passada na Assembleia Legislativa Estadual (ALE). José Balbino apresentou números e fez um apelo para que os deputados aprovem a lei que obriga a colocação de vidros blindados e seguranças armados nas agências.
"Ano passado, foram 40 casos este ano já temos 30 (agora 32). Quando isso vai parar. Não há mais qualquer segurança nas agências e a impunidade incentiva os criminosos", ressaltou.
A própria direção dos Correios, em Alagoas, também já cobrou mais segurança da Secretaria de Defesa Social. A empresa federal pediu uma ronda mais intensificada no período da tarde, horário de maior registro de assaltos.
No entanto, o secretário adjunto de Defesa Social, Paulo Cerqueira, explicou que a atribuição para apurar crimes contra os Correios é da Polícia Federal, mas que a Polícia Militar vai intensificar as rondas ostensivas nas proximidades das agências.