A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Viçosa poderá ser a primeira a entrar em funcionamento em Alagoas ainda no primeiro semestre de 2012. O anúncio foi feito pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que recentemente esteve no município, acompanhada de técnicos do Ministério da Saúde (MS), para avaliar a situação da unidade e definir os últimos detalhes para a entrega do prédio para a administração municipal.
A visita técnica ao município contou com a presença da diretora e da assessora da Diretoria de Assistência Pré-Hospitalar (DAPH) da Sesau, Maria Aparecida Cavalcante Auto e Maria Cristina dos Santos Calado, respectivamente, além de Silésio Rodrigues, apoiador da Coordenadoria da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, e Ana Cristina Nogueira Nunes Jonsen, consultora da Rede e coordenadora das UPAs em Alagoas.
As obras de construção da UPA Viçosa foram concluídas em julho do ano passado, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal e contrapartida do Governo de Alagoas. Agora, a Prefeitura está em fase de cotação de preços para, em seguida, abrir licitação pública para a compra de equipamentos hospitalares, a exemplo de geladeiras, aparelhos de Raio-X e para exames de eletrocardiograma, camas, equipamentos médicos e laboratoriais, entre outros itens.
A intenção é que a unidade seja inaugurada ainda nesse primeiro semestre, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele estará em Maceió no período de 11 a 14 de junho, participando do Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá.
Em visita ao prédio, o prefeito Flaubert Filho e a secretária de Saúde de Viçosa, Sônia Moura, mostraram as dependências da unidade, que servirá de referência para o atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não só de Viçosa como também de Atalaia, Capela, Cajueiro, Pindoba, Paulo Jacinto, Chã Preta, Mar Vermelho, Quebrangulo e Maribondo, que compõem a região do Vale do Paraíba. Em seguida, a comitiva conheceu a estrutura do Hospital Municipal.
O prefeito Flaubert Filho destacou a importância da abertura da UPA não só para o município, como para as demais cidades da região. “Hoje, nós já prestamos atendimento em saúde para usuários de várias outras cidades e os custos são bancados pelo próprio município. Com a UPA poderemos contar com a participação dos governos estadual e federal e prestar esse atendimento de forma mais eficiente, em melhores condições e com instalações modernas”, enfatizou.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Sônia Moura, a avaliação dos técnicos da Sesau e do Ministério da Saúde foram extremamente positivas. Além da excelente localização da unidade, da infraestrutura do prédio e da qualidade da obra, que obedece a todos os padrões estabelecidos, Viçosa se destaca pela qualidade da rede de atenção básica que oferece aos usuários.
“A UPA é um dispositivo integrante da rede de urgência e emergência do município, atuando como intermediária dos atendimentos de baixa e média complexidades e servindo de filtro das ocorrências a serem encaminhadas ao Hospital Municipal ou às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse sistema, que faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, permitirá a identificação prévia dos casos de urgência e emergência e ambulatoriais, otimizando o atendimento em primeiros socorros”, explicou a secretária.
alemteporeal //
soraya leite - Fotos sidinéia tavares e andré misael