Cerca de 150 trabalhadores da Usina Utinga Leão apoiados pelo movimento social Terra, Trabalho e Liberdade bloquearam na manhã desta quinta feira (03) o km. 70 da BR-104 na altura de Murici, em protesto pelo atraso do pagamento do FGTS, razão pela qual – segundo os mesmos trabalhadores – é impossível requerer o Seguro Desemprego muito comum na época da entre safra na região.
No local, os operários dizem que somente vão liberar a rodovia que já forma filas quilométricas nos dois sentidos, com a presença de um representante do Ministério do Trabalho e a garantia da liberação dos que lhes é devido.
Um trabalhador identificado como José Aguinaldo dos Santos fez questão de mostrar a reportagem um erro em seu nome e na identificação do PIS-PASEP que ele alega estar lhe causando problemas de identificação. ‘Não sei se foi erro de fato ou provocado’ disse o rurícola.
Os agentes da Policia Rodoviária Federal Balbino e Sandra estão no local disciplinando o transito, e segundo informações dos manifestantes o Ministério do Trabalho já foi contatado.
Motoristas de auto cargas, bancários, médicos, advogados, estudantes, enfermos e os transeuntes como sempre estão revoltados e alegam que nada têm a ver com o movimento que é prejudicial aos que tem obrigações diferentes dos manifestantes. Um motorista do Paraná pediu ao repórter que sugerisse aos trabalhadores que fossem protestar nas dependências da usina que é o local que te compromisso com eles.
antonio aragão //