A CORAGEM DA COVARDIA
Em março do ano de 2009, recebi um email de uma jovem senhora residente numa cidade do Rio Grande do Sul, me pedindo ajuda para o seu problema. (não cito nome, cidade e nem a idade, por motivo de sigilo profissional; mesmo sendo por email)
O email dizia exatamente assim:
Dr. Jacinto, não o conheço e nunca tive nenhum tipo de contato com o senhor; mas visitando o Orkut de uma amiga, li um texto muito bonito de sua autoria. Entrei no seu Orkut e vi que o senhor é Psicólogo e Psicanalista e me parece uma pessoa dotada de muita inteligência e que talvez possa me ajudar. O senhor deve ficar se perguntando como descobri seu email. Antes de ficar quebrando a cabeça, vou lhe dizer: foi no seu próprio Orkut.
Dr. Jacinto, eu casei muito jovem, foi um casamento incentivado por minha família porque o meu marido é um homem de uma boa posição social e financeira e na época eu achava isso o máximo. Tivemos dois filhos, e com o decorrer tempo percebi que não era isso que eu queria; mas já era tarde e não podia mais recuar. Estou sofrendo de insônia e começando a entrar em depressão. Não tenho forças para sair desta situação. Tenho os meus filhos e não quero causar sofrimento para eles com uma separação, tenho uma situação financeira que me traz conforto, tenho uma posição social invejável. Tenho tudo, só não tenho alegria para viver. Eu queria sair desta situação e viver uma vida nova; mas tenho muito medo, medo de perder tudo isso, toda essa segurança, todo esse conforto. Ajude-me, Doutor Jacinto!
No exato momento que terminei de ler o email, descobri o que significa “A CORAGEM DA COVARDIA”.
Você sabe o que é a coragem da covardia? Então vou explicar através de poesia.
A CORAGEM DA COVARDIA
Quando a gente tem que escolher
Entre o presente e o futuro
O conhecido e o desconhecido
O seguro e o inseguro
Geralmente de início
Ficamos em cima do muro
Entramos num beco sem saída
A insegurança nos consome
Forma-se um conflito interno
Conhecido por este nome
Se correr o bicho pega
E se ficar o bicho come
O futuro é desconhecido
E mete medo na gente
A coragem da covardia
Impede de irmos em frente
Fugimos então do futuro
E vegetamos no presente
Permanecendo na mesmice
Ficamos aprisionados
Sentindo a dor na alma
Por termos nos acovardado
Pela coragem de ser covarde
Pagamos um preço elevado
“Covardia, não é medo de enfrentar o novo, o desconhecido que insegurança está nos causando. Covardia é ter coragem de permanecer no velho, no desconforto emocional que está nos aprisionando”.
É NECESSÁRIA MUITA CORAGEM PARA PERMANECER NA COVARDIA.
Dr. Jacinto Martins de Almeida
Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista