30/09/2025 04:05:56

Municípios
24/04/2012 09:51:24

Lagoa da Canoa: Audiência de ex-prefeito acusado de apropriação indébita acontece dia 02

Lagoa da Canoa: Audiência de ex-prefeito acusado de apropriação indébita acontece dia 02
Ex-prefeito Lauro Fonseca

O ex-prefeito de Lagoa da Canoa e pré-candidato a prefeito Lauro Fonseca pode ser impedido de se candidatar a cargo público na eleição de outubro deste ano, já que corre o risco de ser considerado ficha suja caso seja condenado em algum dos processos que responde.

 

 Na quarta-feira, 02 de maio, o ex-prefeito, que responde a processos na justiça federal, terá uma audiência com o juiz José Miranda, na comarca de Feira Grande. O promotor Paulo dos Anjos também estará presente como responsável pela acusação.

 

Denúncia

 

A denúncia partiu do Ministério Público e faz referência ao ano de 2004 quando Lauro Fonseca ainda era prefeito de Lagoa da Canoa. Nos autos do Ministério Público consta que o ex-prefeito apropriou-se indevidamente de recursos referentes às contribuições previdenciárias dos servidores públicos, além de não repassar o montante da cota patronal para o fundo previdenciário do município.

 

No ano seguinte, ou seja, em 2005, o Ministério da Previdência Social realizou uma auditoria nas contas do RPPS e constatou as irregularidades. Os débitos da gestão de Lauro Fonseca foram renegociados pelo atual prefeito, Jairzinho Lira, uma vez que era preciso emitir o CRP.

 

As contribuições dos servidores e a parte patronal, ambas não repassadas, somam à importância de quase R$560 mil. A denúncia do MP explica que esse valor não ficou nos cofres públicos da cidade, o que provaria a apropriação indébita previdenciária.

 

A reportagem do Minuto Arapiraca tentou entrar em contato com o ex-prefeito, mas o telefone se encontra desligado ou fora da área de cobertura.
 

cadaminuto //