O portal96.com recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, uma visita inesperada, do garoto, José Ronaldo da Silva Conceição, conhecido em todo o estado de Alagoas, como Ronaldinho. Não que ele tenha alguma semelhança com o craque do Flamengo, a não ser, torcer pelo rubro negro carioca.
Nascido no município de Mundo Novo, povoado de Igaci, Ronaldinho, que nasceu no dia 13 de maio de 2002, tem uma estatura que chama a atenção, com os seus 48 centímetros de altura, pesando pouco mais de seis quilos.
Apesar de sua pouca estatura, Ronaldinho, um menino que sofre de nanismo que é consequência de um problema hormonal que faz com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria.
Essa é uma doença genética relacionada com a glândula hipófise que faz com que os indivíduos tenham características especiais e fora do padrão da população em geral como: baixa altura e atraso no desenvolvimento sexual, porém o corpo é proporcional.
Em alguns casos pode haver más formações na coluna, coração e problemas respiratórios que podem gerar maiores complicações levando o indivíduo à morte.
Assim como ele, Ronaldinho também tem outro irmão que sofre da mesma doença, que mora em Maceió, com parentes de sua mãe, Maria Aparecida, conhecida como Inaura. Segundo ela, José Arnaldo, tem hoje, 22 anos e tem pouco mais de 50 centímetros e pesa aproximadamente 10 quilos.
"Por não ter condições de criar essas duas crianças, foi obrigada a mandar o mais velho morar com uma irmã minha em Maceió", lembra ela com os olhos cheis de lágrimas, ao lembrar do filho, que foi obrigada a viver longe dele.
Ronaldinho, que está cursando a terceira série do Jardim de Infância, faz questão de dizer: "Estou estudando. Quero ser doutor. Quero cuidar das crianças doentes", afirma ela, abrindo sempre um largo sorriso.
oopsnet //
96fm