30/09/2025 04:08:34

Saúde
22/04/2012 23:27:04

Dengue jé é epidemia em 14 municípios alagoanos e avanço preocupa

Dengue jé é epidemia em 14 municípios alagoanos e avanço preocupa
Divulgação

Alagoas tem atualmente 14 municípios em epidemia de dengue. Outros 28 estão em alerta e podem, a qualquer momento, avançar para a situação epidêmica e obrigar o Estado a entrar em uma condição de alarme no sentido de garantir atendimento aos infectados e conseguir regredir nos números da doença.

 

Frustrando a expectativa dos gestores de Saúde responsáveis pela coordenação de setores de prevenção, combate e controle da dengue - de que não haveria surto este ano - a doença volta a apresentar números preocupantes. Os índices de infestação predial estão altos e o total de notificações de pacientes com dengue aumentaram em todos os municípios com relação ao ano passado: foram 4.505 casos, um aumento de 1,78% comparado com o mesmo período de 2011.

 

Todos esses municípios, os epidêmicos e os em situação de alerta, foram convocados para uma reunião emergencial com a Secretaria de Estado da Saúde, na segunda-feira (23).

 

Os representantes das cidades serão cobrados quanto ao reforço das ações para combater o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e a assistência à população.

 

Os municípios considerados epidêmicos são: Arapiraca, Belém, Canapi, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Maragogi, Murici, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira. As cidades que estão em alerta são: Barra de São Miguel, Cacimbinhas, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coqueiro Seco, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi, Jaramataia, Jequiá da Praia, Maceió, Maravilha, Marechal Deodoro, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Penedo, Piaçabuçu, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Roteiro, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Tanque d’Arca e Teotônio Vilela.

 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, o encontro visa sensibilizar os gestores em relação às medidas a serem adotadas para impedir o surgimento de mais casos, combater o mosquito e melhorias para a assistência da população, além de alertar sobre o vírus tipo quatro da dengue, que já teve casos notificados em Palmeira dos Índios, Piaçabuçu e, esta semana, em Maceió. O encontro acontece de manhã, no auditório da Escola Técnica de Saúde de Alagoas Valéria Hora.

 

Estado já notificou 153 casos graves

 

Na programação da reunião convocada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para discutir a dengue nos municípios alagoanos, serão apresentados temas como a situação atual da doença em Alagoas; a situação dos programas municipais de vigilância e controle da dengue nos 42 municípios em epidemia ou situação de alerta; diagnóstico e manejo da dengue com ênfase na organização da assistência; definição do fluxo da atenção primária, secundária e terciária e propostas de implantação do monitoramento dos vírus da dengue em Alagoas.


De acordo com o último boletim da Sesau relativo à semana 14, que corresponde ao período de primeiro de janeiro a sete abril deste ano, foram notificados 4.505 casos. Desse total, 153 notificações da forma grave, sendo que 19 foram confirmados. Foi registrado até agora um óbito.


Em Maceió, nove bairros estão com risco de surto da doença por conta do índice de infestação predial alto. Diante desse quadro, a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, afirmou que o Estado já estava realizando, desde o final do ano passado, ações com os municípios e que as atividades serão reforçadas nos próximos meses, principalmente nessa fase em que as chuvas se intensificam e há também dias de sol.


tribunaindependente //