30/09/2025 04:06:48

Geral
17/04/2012 21:00:33

Vice Governador cobra das prefeituras envio do cadastro dos desabrigados da cheia de 2010

Vice Governador cobra das prefeituras envio do cadastro dos desabrigados da cheia de 2010
Prefeitos das cidades atingidas se reuniram com vice-governador
O vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, esteve reunido, nesta segunda-feira (16), com os prefeitos dos municípios atingidos pelas enchentes de 2010. O objetivo da reunião foi cobrar a entrega dos cadastros das famílias afetadas.

De acordo com o coordenador do programa, as obras das unidades habitacionais estão em ritmo acelerado. “As construtoras atenderam o apelo da coordenação e agilizaram as obras. Nós temos uma série de conjuntos em fase de conclusão. Para entregá-los é indispensável que a Caixa Econômica tenha estes cadastros, e só quem sabe quem são as vítimas são as prefeituras”, disse Thomaz Nonô.

Segundo o vice-governador, a entrega parcial das casas das barracas, por meio do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), e a Medida Provisória que isenta o pagamento das mensalidades, foram uma conquista do Governo do Estado. “Daqui pra frente, os conjuntos serão entregues completos e totalmente estruturados. Os cadastros passam por um trâmite que demanda dias para a aprovação da Caixa”, afirmou Nonô.

Para dar mais celeridade na entrega dos conjuntos, a Caixa Econômica está pleiteando junto ao governo federal a entrega das unidades para as vítimas já cadastradas. De acordo com o superintendente Hebert Buenos Aires, devido as características e dimensões dos conjuntos, a Caixa em Alagoas elaborou um projeto para que os conjuntos possam ser entregues de forma parcial. Ainda segundo o superintendente, a Caixa entregou ofícios com prazos para as prefeituras entregar os cadastros.

Os prazos para entrega das casas nos municípios que assinaram o TAC é junho, já os ostros conjuntos seguem os prazos contratuais com a Caixa. Para a entrega de casas às vítimas que estavam em barracas, setes municípios e construtores assinaram o termo que estabelece multa diária no valor de R$10 mil.
Participaram da reunião os prefeitos e representantes dos municípios de Quebrangulo, Santana do Mundaú, São José da Laje, Branquinha, Viçosa, Cajueiro, Jacuípe, União dos Palmares, Rio Largo, Atalaia e Capela.
 
mundaunoticias //
agência alagoas