30/09/2025 04:11:58

Especiais
13/04/2012 08:32:03

Sexta-feira 13 com poucas superstições dos alagoanos

Sexta-feira 13 com poucas superstições dos alagoanos
Ilustração

A sexta-feira 13 pode cair no início, no meio ou no final do mês que é considerada um dia de azar. Muitos acreditam que se acontecer algo de ruim com eles, a culpa é desta data macabra.

Evitar passar por debaixo de escadas, encontrar gato de cor preta em ruas, quebrar espelhos, são algumas das superstições. Em pleno século 21, poucas são as pessoas que levam consigo essas crenças.

A fotógrafa Jaqueline Mendonça tem um conceito formado de que a sexta-feira 13 não é um dia de azar. Ela ressalta que tudo pode acontecer na vida de um ser humano e que a fé é o que lhe move.

“Não me importa que a sexta-feira 13 seja considerada um dia de azar. Eu tenho fé em Deus e creio na existência de um malfeitor, que é o diabo. Eu posso ter um dia de azar ou sorte. E se em plena sexta-feira 13 eu ganhar na mega-sena? É um dia azarado para mim? Nunca! Não sou supersticiosa quanto a essas questões”, declara a fotógrafa.

Já para a cabeleireira Xirlene Espinelli toda a história de terror contada em filmes não passa de lenda. A sexta-feira 13 para ela é um dia normal como qualquer outro.

“Sigo a minha rotina diária tanto nesse ‘dia de azar’, como muitos consideram, quanto em qualquer outro. Tudo não passa de uma lenda que na época em que vivemos não faz mais sentido acreditar que o gato preto possa lhe causar danos ou um espelho quebrado lhe dê sete anos de azar. Nunca vi isso funcionar na prática”, explica.

O vendedor Cláudio César também faz questão de sair de casa para encarar uma rotina comum em plena sexta-feira 13. César argumenta que a única providência que toma ao deixar a sua residência é se benzer para que tudo ocorra bem no seu trabalho.

Quem lucra?

Basta olhar no calendário para saber quantas sextas-feiras podem cair com a data 13. É o suficiente para que os comerciantes do Centro de Maceió liguem para os seus fornecedores para fazer pedidos de chapéus de bruxa, fantasias e outros apetrechos que combinem para este dia.

Para Deivid Pimentel, gerente de uma loja, a proximidade da data gera uma porcentagem a mais nas vendas. Ele ressalta que a procura já começou desde a última terça-feira (9).

Em outro comércio, a dona do estabelecimento Marli Ramirez, diz que tem estoque de fantasias que lembram a sexta-feira 13. “Nós compramos para o ano inteiro”.

Os comerciantes não sabem definir o valor exato do aumento de seus ganhos, porém, atentam que suas lojas não podem ficar sem qualquer tipo de vestimenta que faça alusão ao Dia das Bruxas, sexta-feira 13 e helloween.

 

tribunahoje //