A comunidade Santa Fé, localizada no município de União dos Palmares, viveu um dia diferente nesta quinta-feira (29). Uma ação de cidadania levou a crianças, jovens e adultos do povoado serviços e informações que dificilmente chegam até o local.
Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau),em parceria com o Centro de Formação e Inclusão Social Inaê, a atividade contou com exames de glicose capilar, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, pesagem e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de palestras sobre alimentação saudável e prevenção do uso de álcool e outras drogas. O público infantil ainda teve à disposição um escovódromo, onde foram ensinadas dicas para a manutenção da saúde bucal.
Concentradas no que a odontóloga Patrícia Albuquerque dizia, as crianças da comunidade aprenderam a escovar os dentes de maneira correta. “Devemos começar pela parte de traz e ir penteando dentes e gengivas. O céu da boca e a língua também são importantes e, depois, é preciso passar o fio dental”, explicou ela, que distribuiu kits de higiene para os pequenos.
A equipe da Vigilância Epidemiológica da Sesau também esteve em Santa Fé para falar sobre o combate ao mosquito da dengue. Na ocasião, foi lembrada a importância de não deixar água parada, não acumular lixo no quintal e manter fechados depósitos como garrafas e vasilhas. A população ainda recebeu folhetos sobre o assunto e pode ver de perto as larvas do mosquito.
Coordenadora do projeto Inaê – que já é realizado em Maceió e foi levado para União dos Palmares –, a yalorixá Mãe Neide ressaltou a necessidade de iniciativas como essa. “As pessoas daqui vivem em uma situação complicada, são invisíveis para muitos dos serviços. Isso serve para dar mais visibilidade à comunidade, chamando a atenção dos gestores”, disse.
Ela também destacou a relevância da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. “Realizamos um trabalho com a Sesau em ações de saúde e, em especial, na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os técnicos têm o maior carinho e atenção conosco e sempre digo que eles são nossos anjos da guarda, estão sempre dispostos a nos atender”, afirmou.
Os jovens atendidos pelo projeto ainda realizaram uma apresentação de dança afro-brasileira, um dos cursos ensinados no local. Além dessas aulas, eles participam ainda de oficinas de arte, corte e costura, teatro, percussão e beleza. Ao todo, 148 famílias são atendidas pelo Inaê, que promove também um trabalho voltado para usuários de drogas, em especial o crack.
Segundo a técnica da Diretoria de Promoção à Saúde da Sesau, Margareth Magalhães, a ação teve como objetivo levar políticas públicas para o povoado. “Essa é uma forma de beneficiar essas pessoas com serviços essenciais. Hoje mesmo achamos uma criança com a glicose muito alta e encaminhamos para a Secretaria de Saúde do município, outra parceria da atividade”, expôs.
Fé na Prevenção
As atividades promovidas na comunidade Santa Fé ainda estão sendo tema de um curso à distância produzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por indicação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esteve no local para registrar o projeto realizado pela Mãe Neide.
De acordo com o jornalista Delmar Gulart, a iniciativa é interessante. “O trabalho do Inaê é fantástico. Já filmamos os ritos espirituais e também a parte social realizada em Maceió e agora viemos registrar as ações em União dos Palmares. Esse trabalho vai servir de exemplo para o país”, contou ele, acrescentando que a teleconferência será transmitida pelo canal NBR.
Um dos bairros periféricos da cidade de União dos Palmares, a Santa Fé é formada por 148 famílias. As ações do Inaê são desenvolvidas num dos pavilhões de um presídio desativado – espaço reformado com ajuda da própria comunidade. O povoado conta com uma Unidade Básica de Saúde e uma escola de Ensino Fundamental.
agênciaalagoas //
larissa bastos