30/09/2025 06:04:37

Polícia
16/03/2012 21:13:40

Policiais civis recuam e pedem 40% do salário dos delegados

Policiais civis recuam e pedem 40% do salário dos delegados
Assembleia dos policiais civis de Alagoas

Mesmo rejeitando a proposta do governo estadual, de aumentar em 8,5% o salário dos policiais civis, a categoria preferiu manter as negociações sem paralisar as atividades. Em assembléia realizada nesta sexta-feira (16), os policiais decidiram oferecer uma contraproposta ao governo, reivindicando um piso salarial equivalente a 40% do salário dos delegados.

 

Na semana passada, o pedido feito pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) era de um piso equivalente a 60% do salário dos delegados. O secretário de Gestão Pública, Alexandre Lajes, respondeu, hoje, com a proposta de aumento de 8,5%, sendo 6,5% de índice inflacionário, mais ganho real de 2%. Atualmente, segundo o Sindpol, os policiais recebem menos de 15% do que ganham os delegados (R$ 12 mil).

 

A assembleia também deliberou pela realização de uma vigília, em frente à Segesp, na próxima terça-feira (20), a partir das 8 horas, para pressionar o governo a negociar o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS), conforme entendimentos com o secretário Alexandre Lajes. O presidente do Sindpol, Josimar Melo, lembroupromessa de que o edital do concurso público para a Polícia Civil só será publicado quando o governo definir o novo piso salarial da categoria e a implantação do PCCS.

 

Os policiais aprovaram ainda novos itens na pauta de negociação, como a paridade na aposentadoria especial e o tempo de contribuição previdenciária de 25 anos para as policiais mulheres.  

 

Os policiais civis também decidiram participar da greve nacional pela aprovação do Piso Nacional através das PECs 300/2008 e 446/2009, programada para 16 de abril em todo o país. Além do Piso Nacional, os policiais civis reivindicam carreira única, lei orgânica e aposentadoria especial.


 

tudonahora //

sindpol