Das 163 escolas estaduais que estão passando por reforma em Alagoas, apenas oito são consideradas prontas para o início das aulas, que deve ocorrer nesta segunda-feira (19). As informações da Secretaria de Educação são de que o relatório final será divulgado nesta sexta-feira (16).
De acordo com o órgão, ainda nesta tarde deve haver um novo relatório constando a situação das instituições – e informando caso novos estabelecimentos de ensino estejam com as obras prontas. No Centro Estadual de Pesquisa Aplicada (Cepa), a previsão é de que outras cinco unidades estejam prontas até o dia 19.
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) demonstrou preocupação com a informação e revelou que, na próxima segunda-feira (19), data prevista para o início do ano letivo, estará no Cepa para avaliar com os profissionais os colégios que estão aptos para o reinício das atividades.
“Nós havíamos alertado sobre a não conclusão das obras dentro do prazo estipulado pelo governo e agora tivemos a confirmação. O Sinteal mantém a posição de que algumas escolas não vão apresentar condições para o reinício das atividades. A nossa recomendação é que os profissionais avaliem os riscos e decidam sobre o reinício ou não”, afirmou Maria Consuelo, vice-presidente do sindicato.
Conforme Capistrano, o ano letivo não deve ser prejudicado pelo atraso, se o governo elaborar uma calendário para compensação. "Aulas aos sábados e outras medidas compensatórias devem evitar prejuízos aos estudantes".
gazetaweb //