30/09/2025 08:06:27

Política
11/03/2012 08:57:45

Eleições no interior começam a tomar forma

Eleições no interior começam a tomar forma
Ilustração

O clima de indefinição em relação às alianças políticas nas eleições municipais de 2012 não se dá apenas na capital de Alagoas. No interior, as disputas também prometem acirramentos e - para muitos partidos - o tempo (até 30 de junho) é curto para fechar acordos e bater o martelo quando as possíveis candidaturas que buscam se consolidar. Nesta edição, a Tribuna Independente traz um “diagnóstico” da situação em alguns dos principais municípios alagoanos, mostrando como se encontra o enfrentamento de forças por parte dos grupos políticos destas regiões.

 

Nos bastidores políticos, em muitas destas cidades há quem não arrisque palpite. Como é o caso de Arapiraca, a batalha pela cadeira de chefe do Executivo municipal é um “duelo de titãs” envolvendo não só os próprios pré-candidatos em si, mas também importantes lideranças políticas que ocupam mandatos, como é o caso dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP), além do próprio governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), deputados estaduais e federais.

 

A partir do próximo mês as negociações entram em reta final, já pensando nas convenções partidárias que ocorrem no dia 30 de junho.

 

Em meio ao cenário de disputa, os elementos históricos que sempre fizeram parte das eleições municipais em Alagoas entram em ação: possível presença de tropas federais. É uma preocupação constante com a segurança pública em relação aos crimes de mando e as movimentações - por parte da sociedade civil organizada - na busca pela coibição da compra de votos.

 

Em outras palavras, começou o ano eleitoral pra valer em Alagoas. A promessa de todas as partes era definir alianças após o período carnavalesco. A hora chegou e promete ser quente.

 

tribunahoje //

luis vilar