Cerca de 30 funcionários do Hospital do Açúcar reivindicam, na manhã desta segunda-feira (05), o atraso de cinco meses no salário. Os técnicos e auxiliares de laboratório do hospital estão reunidos na porta da unidade, no bairro do Farol, exigindo o pagamento do décimo terceiro e de gratificações de horas extras.
De acordo com José Severino da Silva, presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de laboratório, a situação é grave e está insustentável. “Tem funcionário aqui que está passando fome, vivendo da ajuda de amigos e com dificuldades de pagar as contas”, destaca.
O sindicalista conta que a direção do hospital está sem dinheiro e que não possui mais créditos nos bancos. “Essa é a justificativa deles para o não pagamento, o ‘rombo’ financeiro é grande e quem sofre é o trabalhador”, comenta enquanto relata que alguns estão passando por depressão devido aos atrasos.
Ainda segundo José, o décimo terceiro salário só foi pago aos funcionários que recebem até R$ 2 mil. “O último salário que recebi foi de novembro. Tenho uma filha e as minhas despesas só estão acumulando”, relata.
A unidade possui cerca de 1100 funcionários em atividade. Segundo o diretor financeiro do hospital, Vanilo Soares, o protesto “não faz sentido” já que uma reunião com os próprios sindicalistas foi realizada no dia 25 de fevereiro. Durante a assembléia com representantes de vários sindicatos, ficou decidido que o pagamento do décimo terceiro de 80% dos funcionários seria realizado na terça-feira (06).
“Não há motivo para paralisação, pra mim isso é uma surpresa. Há 15 dias ficamos acordados que mais de 80% dos funcionários iriam receber”, pontua.
Ele conta ainda que a paralisação não teve o apoio dos enfermeiros como foi inicialmente divulgado. “Todos estão aguardando o pagamento acordado, não há motivos para a paralisação. Alguém quer tirar proveito político dessa situação”, conta o diretor ao citar o ano de eleições em Maceió como motivo para a mobilização.
O Hospital do Açucar tenta desde dezembro de 2011 um empréstimo para realizar o pagamento dos atrasados.
tribunahoje //
milton nascimento
Veja a nota de esclarescimento:
A diretoria executiva do Hospital do Açúcar informa que - conforme o acordado com as entidades sindicais representantes dos funcionários - estará iniciando o pagamento da folha salarial e as pendências existentes com seus colaboradores nesta terça-feira, 06.
A diretoria esclarece ainda que está fazendo o possível para cumprir o cronograma firmado em reunião com os representantes dos trabalhadores.
Ascom
Hospital do Açúcar