30/09/2025 09:33:53

Municípios
05/03/2012 15:53:10

Funcionários do Hospital do Açúcar protestam contra atraso salarial de cinco meses

Funcionários do Hospital do Açúcar protestam contra atraso salarial de cinco meses
Funcionários Hospital do Açucar em Maceió

Cerca de 30 funcionários do Hospital do Açúcar reivindicam, na manhã desta segunda-feira (05), o atraso de cinco meses no salário. Os técnicos e auxiliares de laboratório do hospital estão reunidos na porta da unidade, no bairro do Farol, exigindo o pagamento do décimo terceiro e de gratificações de horas extras.

 

De acordo com José Severino da Silva, presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de laboratório, a situação é grave e está insustentável. “Tem funcionário aqui que está passando fome, vivendo da ajuda de amigos e com dificuldades de pagar as contas”, destaca.

 

O sindicalista conta que a direção do hospital está sem dinheiro e que não possui mais créditos nos bancos. “Essa é a justificativa deles para o não pagamento, o ‘rombo’ financeiro é grande e quem sofre é o trabalhador”, comenta enquanto relata que alguns estão passando por depressão devido aos atrasos.

 

Ainda segundo José, o décimo terceiro salário só foi pago aos funcionários que recebem até R$ 2 mil. “O último salário que recebi foi de novembro. Tenho uma filha e as minhas despesas só estão acumulando”, relata.

 

 A unidade possui cerca de 1100 funcionários em atividade. Segundo o diretor financeiro do hospital, Vanilo Soares, o protesto “não faz sentido” já que uma reunião com os próprios sindicalistas foi realizada no dia 25 de fevereiro. Durante a assembléia com representantes de vários sindicatos, ficou decidido que o pagamento do décimo terceiro de 80% dos funcionários seria realizado na terça-feira (06).

 

“Não há motivo para paralisação, pra mim isso é uma surpresa. Há 15 dias ficamos acordados que mais de 80% dos funcionários iriam receber”, pontua.

 

Ele conta ainda que a paralisação não teve o apoio dos enfermeiros como foi inicialmente divulgado. “Todos estão aguardando o pagamento acordado, não há motivos para a paralisação. Alguém quer tirar proveito político dessa situação”, conta o diretor ao citar o ano de eleições em Maceió como motivo para a mobilização.

 

O Hospital do Açucar tenta desde dezembro de 2011 um empréstimo para realizar o pagamento dos atrasados.

 

tribunahoje //

milton nascimento

 

Veja a nota de esclarescimento:

 

A diretoria executiva do Hospital do Açúcar informa que - conforme o acordado com as entidades sindicais representantes dos funcionários - estará iniciando o pagamento da folha salarial e as pendências existentes com seus colaboradores nesta terça-feira, 06.

 

A diretoria esclarece ainda que está fazendo o possível para cumprir o cronograma firmado em reunião com os representantes dos trabalhadores.

 

Ascom

Hospital do Açúcar