30/09/2025 07:46:40

Política
01/03/2012 20:12:14

Fernando Toledo é reeleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia

Fernando Toledo é reeleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia
Deputado Fernando Toledo

Numa sessão acalorada, com direito a bate-boca entre parlamentares, abstinência e votos de protesto, o deputado Fernando Toledo (PSDB) foi eleito para presidir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2013-2014. Dos 21 deputados que votaram, ele obteve 19 votos. Dois parlamentares votaram em branco.

Os deputados ainda votaram a composição da Mesa Diretora. Por vinte votos contra um, venceu a chapa sugerida por Toledo. Ficou assim: primeiro vice-presidente, deputado Antônio Albuquerque; segundo vice-presidente, Sérgio Toledo; terceiro vice-presidente, Jota Cavalcante; primeiro secretário, Maurício Tavares; segundo secretário, Marcelo Victor; terceiro secretário, Marcos Barbosa; quarto secretário, Dudu Hollanda; primeiro suplente, Flávia Cavalcante; segundo suplente, Severino Pessoa.


Antes de a votação acontecer, os deputados Joãozinho Pereira (PSDB), Judson Cabral (PT) e João Henrique Caldas (PTN) se recusaram a participar do processo e se retiraram do plenário após fazer duras críticas. Eles indicaram que vão acionar a Justiça para suspender os efeitos do que ficar definido esta tarde.

Joãozinho Pereira criticou a atual composição e frisou que a Gratificação por Dedicação Excepcional (GDE) está sendo utilizada como moeda de troca para ajudar, na opinião dele, a vitória do grupo da situação. Ele afirmou que a estratégia está sendo utilizada com o intuito de manter os atuais diretores nas funções. Os deputados Olavo Calheiros (PMDB), Ronaldo Medeiros (PT) e Judson Cabral (PT) também criticaram o processo para escolha da chapa.

“Não sou contra a GDE; de forma alguma. Mas sou contra a formação atual da Mesa Diretora que vem usando a gratificação para os deputados perdurarem no poder. Além disso, este é o quarto mandato do deputado Fernando Toledo e questiono se isso é legal. Será que temos somente um nome na casa para disputar a eleição? Por conta disso, me recuso a participar deste processo”, afirmou o parlamentar, durante discurso previamente feito.

O deputado Olavo Calheiros (PMDB) utilizou a tribuna e voltou a criticar a convocação para escolha dos novos membros da Mesa Diretora. Na opinião dele, o Poder Legislativo Estadual está prestes a se transformar em uma praça de guerra e comentou que o processo eleitoral estaria sendo antecipado, classificando a estratégia como “arrogância dos que acham que a malandragem vai destruir o poder constituído”.

Calheiros teve a palavra concedida pelo presidente da sessão, deputado Antônio Albuquerque (PTdoB), para que discursasse durante seis minutos. A falação veio carregadas de críticas às negociações de bastidores para que acontecesse a eleição dos novos diretores. “Isso é um desserviço que está acontecendo na Assembleia. Isso é uma violência para acabar com o relacionamento aqui dentro”, disparou Olavo Calheiros.

 

gazetaweb //

thiago gomes