30/09/2025 07:50:33

28/02/2012 17:22:22

Tv Tribuna União - A realidade do Hospital São Vicente de Paulo em União

Tv Tribuna União - A realidade do Hospital São Vicente de Paulo em União
Fachada do Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente, a Maternidade Santa Catarina e a Comunidade

Criticado por muitos, às vezes os paramédicos e funcionários vitimas de agressões verbais e truculentas sob a alegação de falta de atendimento imediato. Superlotação da emergência (quase uma constante). Trabalho exaustivo com plantões movimentados. Convivência diária da luta pela vida. Olhos lacrimejados quando a batalha é perdida e um paciente falece. Xingamentos, desespero, dor, alegria. Tudo muito parecido ou igual ao que acontece em qualquer hospital de grande porte que por trás desta atividade ainda luta pela sobrevivência da própria instituição.

Poucos ou nenhum voluntário para ajudar na difícil manutenção do Hospital São Vicente de Paulo que completou 76 anos de vida preservando inicialmente a saúde dos palmarinos e atualmente a saúde de uma região. O que poucos sabem é a real função do velho São Vicente: fazer os primeiros socorros e encaminhar os pacientes para médicos especializados ou centros clínicos. A maior parte, porém entende que deve se consultar de doenças comuns (como uma enxaqueca forte, por exemplo), que o hospital tem obrigação de atendê-lo (como tem feito mesmo na prática) sob pena de acusações e xingamentos os mais variados.

A realidade atual

Por estes fatos, a editoria deste portal resolveu mostrar a realidade ao povo e as autoridades para que, conscientes, ajudem a preservar este patrimônio insubstituível que, se fechado, causará danos irreparáveis principalmente a população de baixo poder aquisitivo.

A exemplo de quase todo órgão vinculado a saúde no Brasil, são muitas as dificuldades enfrentadas pela administração da Doutora Edvane Calixto na manutenção pelo menos dos serviços essenciais no Hospital Regional São Vicente de Paulo em União dos Palmares.

Hoje, com o crescimento populacional e a facilidade de acesso para as cidades circunvizinhas através da BR-104 e AL-205, o Hospital que pertence a Sociedade São Vicente de Paulo (organização mundial de filantropia) se tornou referencia na região. É comum ser vistas ambulâncias de toda região e até de algumas cidades do agreste meridional de Pernambuco lotadas de pacientes em busca de assistência médica.

Doutora Edvane é enfermeira detentora de diploma universitário e pessoa de reputação ilibada junto à sociedade, fatores que se constituíram em duas das principais razões para a escolha de seu nome para gerir a instituição – repetimos - criticada por muitos, mas ajudada por bem poucos -.

Diante desta realidade, a editoria deste noticioso tomou a iniciativa de convidar a comunidade para fazer um ‘tour’ (passeio) pelo interior do hospital. A intenção é que todos tomem conhecimento da importância e utilidade do velho São Vicente desde a portaria, passando pela emergência, enfermarias, apartamentos e até a capela. Entendemos ser interessante a população se conscientizar que o patrimônio não pertence apenas a uma instituição religiosa, mas ao povo de uma região.

Para dar seqüência a este trabalho de reconhecida utilidade pública, é necessário muita ajuda para suprir todas as carências e tornar cada vez melhor o atendimento.

Como ajudar?

Como toda instituição de caridade, não se pede muito. Apenas que a sociedade como um todo (desde o paciente mais humilde até o de maior poder aquisitivo, políticos, instituições religiosas e todos os segmentos sociais) façam uma corrente junto às autoridades constituídas para, por exemplo, separar a emergência onde atualmente são atendidos simultaneamente adultos e crianças. Já seria um passo gigante no melhoramento de nosso Hospital. Lembrem-se do que diziam nossos antepassados: ‘Quem dá aos Pobres Empresta a Deus’.

Agradecemos o auxilio no material fotográfico desta matéria ao enfermeiro de plantão nesta terça feira (28) Rones Oliveira e ao atendente Jailson dos Santos Almeida.

Veja também a Entrevista na TV Tribuna da Dra. Edvane.

antonio aragão //

Galeria