O fim do horário brasileiro de verão, marcado para a meia-noite deste sábado (26), trará mudanças significativas para o cotidiano dos alagoanos, mesmo que Alagoas tenha ficado fora da lista de estados que aderiram às mudanças no relógio.
Com o volta do horário normal, funcionamento de bancos e casas lotéricas, além dos vôos e programação de TV são alterados, sendo regidos pelo horário oficial de Brasília. Os bancos, por exemplo, a partir da próxima segunda-feira (27) voltam a funcionar das 10h às 16h.
O horário brasileiro de verão teve início em 15 de outubro do ano passado e contou com a participação de 11 estados (São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia) e do Distrito Federal. O objetivo foi reduzir o consumo de energia no horário de maior pico, entre às 19h e 22h. A estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é de que o horário de verão permita uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões.
De acordo com dados da ONS, o horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste (exceto a Bahia) em virtude do ganho considerado pequeno.
tudonahora //