30/09/2025 08:05:55

Municípios
19/02/2012 13:26:08

Desabrigados de enchente ocupam casas em Rio Largo

Desabrigados de enchente ocupam casas em Rio Largo
Ilustração

Cansadas de esperar por uma casa, 64 famílias da União Movimento de Moradia em Alagoas ocuparam casas do conjunto Bosque dos Palmares, em Rio Largo, na noite desse sábado. Policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e do Gerenciamento de Crises da PM foram acionados ao local, neste domingo (19), para negociar a desocupação, mas ela só deve ser retomada na quinta-feira.

Segundo o cabo Júnior, do 8º BPM, o líder do movimento, José Claudio dos Santos, explicou à polícia que as famílias estão sem casas desde a enchente de junho de 2010. Elas estavam alojadas no prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Praça dos Palmares, no centro de Maceió.

Ainda de acordo com José Claudio, as 307 residências do Bosque dos Palmares são de responsabilidade do Governo do Estado e já seriam destinadas aos desabrigados da enchente. E que homens, mulheres, crianças e idosos do da União de Movimento de Moradia em Alagoas ocuparam as casas porque já deveriam estar morando no local desde setembro do ano passado.

O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar tentou negociar a desocupação das casas, mas os moradores afirmaram que só tomarão qualquer decisão após reunião com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcos Fireman. A guarnição da PM tentou contato com o secretário, mas não obtendo êxito, deve retomar à negociação apenas na quinta-feira, após o período carnavalesco.

Até lá, segundo a PM, a ordem é que as guarnições se reservem em plantões para evitar que mais famílias ocupem o conjunto.

 

gazetqawen //

roberta batista