O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) registrou, da última quinta-feira (16) até este sábado (18), mais de 20 ocorrências envolvendo colisões, desabamentos, incêndios e afogamentos. No bairro do Mutange, parte de uma residência caiu durante a madrugada. Em meio a tais fatos, os militares realizam a "Operação Carnaval" em seis dias de folia.
Segundo informações passadas pela capitã Viviane Suzuki, 13 pessoas da mesma família estavam em casa, no momento do desabamento; porém, não houve feridos uma vez que o acidente provocou estragos somente na parte frontal da residência, o que obrigou a família a se retirar do local, abrigando-se na casa de um vizinho. “Quando a equipe chegou, percebeu que a estrutura é antiga, feita de barro. Outro detalhe é que as pessoas não tinham família aqui em Maceió e não sabiam, em um primeiro momento, para onde iriam”, comentou a capitã, reforçando o trabalho desempenhado pelos técnicos da Defesa Civil Municipal. Após a retirada dos moradores, a área foi isolada.
Operação
Em virtude do período carnavalesco, o Corpo de Bombeiros deu início à “Operação Carnaval”, mobilizando um efetivo de cerca de 680 militares, distribuídos em, aproximadamente, 40 viaturas para atuar na capital alagoana e uma média de 30 no interior do Estado, juntamente com embarcações.
As equipes dividem-se em Maceió - mais precisamente nos bairros de Jatiúca, Cruz das Almas, Trapiche da Barra, Pajuçara, Serraria, Tabuleiro do Martins e Pontal da Barra – e nas cidades de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Maragogi, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Paripueira, Marechal Deodoro (cidade, Francês e Barra Nova - Prainha), e Mirante da Sereia. Conforme a capitã Viviane, o objetivo é aumentar o efetivo, locais de atendimento e as escalas de serviço. “Com o aumento da ocupação populacional aqui no Estado, temos que suprir a demanda otimizando a quantidade de militares. Por exemplo, a assessoria de comunicação, este ano, ficará à disposição durante os cinco dias de festa para atender aos chamados, através do número 193 (emergência).
Para dar suporte à operação desencadeada, 11 viaturas foram reformadas, além de seis motos com equipamentos de combate a princípio de incêndio. Ainda foi iniciado um processo licitatório para a aquisição de duas escadas mecânicas – cada uma com 37 metros -, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outros utensílios.
Precauções
A capitã ainda explicou que este final de semana deve ser chuvoso em Maceió, já com predominância de pequenas pancadas de chuva no decorrer do feriadão prolongado. Devido a isto, o CBM alerta a população para ficar atenta quanto à parte elétrica, crianças em praias e em casa, ingestão de bebida alcoólica e alimentos pesados – em decorrência do clima -, além de solicitar a ajuda de guardas-vida quando o assunto é praia.
gazetaweb //
jobinson barros