Os motoristas que trafegam pelas BRs 104 e 316 em Alagoas devem ficar atentos. Desde o fim de janeiro, equipamentos eletrônicos de fiscalização instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já estão em funcionamento 24 horas, com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas rodovias. Até o momento, seis barreiras eletrônicas já foram instaladas e a previsão é de que, até o fim do primeiro semestre de 2012, esse número salte para 51, nas duas rodovias.
Apesar do pouco tempo em funcionamento, motoristas, ciclistas e pedestres que passam pelos locais onde as barreiras foram instaladas já sentem uma melhoria significativa quando o assunto é segurança no trânsito.
A dona de casa Maria Lúcia Pereira dos Santos, 58 anos, é obrigada a atravessar a BR, em Rio Largo, todos os dias, para levar os dois netos até a escola. Ela destaca a dificuldade para cruzar a rodovia antes dos equipamentos.
“Agora está bem melhor de atravessar essa pista, porque os motoristas estão passando mais devagar e muitos param para dar vez aos pedestres. Antes a dificuldade era grande, porque os carros passavam correndo e as pessoas que vinham andando não tinham vez”, conta Maria Lúcia.
De acordo com Rodolfo Perdigão, engenheiro do Dnit, a escolha dos locais onde a fiscalização seria colocada levou em consideração as estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que apontaram os trechos com maior ocorrência de acidentes e atropelamentos. "Muitos desses locais são travessias urbanas e, além dos acidentes entre os veículos, também ocorriam muitos atropelamentos. Com essa fiscalização nós esperamos reduzir essa estatística", afirma Rodolfo.
Além das barreiras, as rodovias também vão ganhar outros dois tipos de equipamentos de fiscalização, o radar discreto - que não possui o display indicando a velocidade -, e o controle de avanço de semáforo - que monitora a ultrapassagem em sinal vermelho, a velocidade do veículo e a parada em cima da faixa de pedestres.
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jamylle bezerra