Os representantes de associações militares classificaram como "satisfatória" a proposta de reajuste salarial apresentada pela Secretaria de Gestão Pública (Segesp) nesta quarta-feira (15). O governo se comprometeu a pagar o resíduo de 7% em três parcelas - duas este ano e uma em 2012 -, além de 6,5% referentes à inflação. Mas a proposta será discutida em assembleia com a categoria.
A proposta da Segesp prevê o pagamento de 2% de resíduo em abril e mais 2% em novembro. Outros 3% seriam pagos em abril de 2013. Além da proposta efetiva, a secretaria agendou reuniões para os dias 29 de fevereiro, 5 e 12 de março com representantes de soldados e cabos, sargentos e subtenentes e oficiais para discutir pautas específicas de cada categoria.
"A proposta é satisfatória e atende às reivindicações. No entanto, nós vamos levar para que, em assembleia, os militares decidam se aceitam ou não os valores propostos e as condições de pagamento", explicou o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar de Alagoas, Wagner Simas, após deixar a reunião no início da tarde desta quarta-feira.
O 'acordo' entre as partes aconteceu depois de muita conversa - a reunião começou por volta de 10h -, após os representantes dos militares terem apresentado uma contra-proposta ao governo. Inicialmente, a Segesp previa o pagamento do resíduo em três parcelas: uma este ano, outra em 2013 e a última parcela em 2014.
Além do pagamento de resíduo, os militares reivindicam um aumento imediato nos salários dos soldado, com o estabelecimento de um piso no valor de R$ 2.156,00.
Outra reivindicação dos militares é para que o governo apresente, até o dia 15 de março, a tabela com a progressão salarial para todas as patentes.
gazetgaweb //
pinehas furtado e janaina ribeiro