Os condutores que trafegam pelas rodovias federais BR-316 e BR-104, na região metropolitana de Maceió, devem ficar atentos. Até o início de fevereiro, vão entrar em funcionamento diversos radares eletrônicos, que estão sendo instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos e o número de acidentes.
Alguns desses equipamentos já podem ser vistos nas saídas de Maceió pelas BRs, junto com a sinalização vertical indicativa dos limites de velocidade. Mas nenhum deles está funcionando ainda. De acordo com o engenheiro do Dnit Rodolfo Perdigão, responsável em Alagoas pelo acompanhamento do contrato de instalação e manutenção desses equipamentos, faltam a aferição e homologação – esta que deve ser publicada no Diário Oficial.
Em princípio, segundo ele, estão sendo instalados cerca de 15 radares na grande Maceió. Mas até o fim deste semestre devem ser implantados cerca de 50, não só nas saídas de Maceió, mas também em regiões mais distantes, por onde passa a BR-316, a exemplo de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e outros municípios do Sertão.
gazetaweb //
fátima almeida