30/09/2025 14:48:08

06/01/2012 17:21:20

'Mastro' da bandeira da Padroeira local chega a União dos Palmares para procissão no proximo dia 15

'Mastro' da bandeira da Padroeira local chega a União dos Palmares para procissão no proximo dia 15
Mastro mede 22,30 cm

No final da manhã desta sexta feira 06 um caminhão guincho descarregou no final da Rua Juvenal Mendonça na periferia de União dos Palmares um enorme mastro da madeira conhecida como eucalipto medindo 22 metros e 30 centímetros extraído de uma mata pertencente à Usina Serra Grande no município de São José da Laje e doado a Paróquia de Santa Maria Madalena pelo agropecuarista Eduardo Pedrosa para a tradicional festa da padroeira deste ano.

Até o próximo dia 15 (domingo) o mastro receberá pintura e fiação elétrica para na tarde daquele dia ser conduzido em procissão pelas ruas e avenidas da cidade por um percurso estimado em três quilômetros e no final da tarde será erguido na Praça Basiliano Sarmento defronte a Matriz da Padroeira Santa Maria Madalena e no mesmo mastro no próximo dia 23 de janeiro será hasteada a bandeira da padroeira local iniciando assim as nove noites de novenas religiosas.

No local onde o poste foi descarregado se encontrava o padre Francisco da paróquia local que bastante entusiasmado disse a reportagem da sua alegria em mais este ano participar da festa em sua edição numero 177.

“Todos nós católicos temos conhecimento que o dia consagrado a Santa Maria Madalena é 22 de julho, porém como o inverno nesta região é rigoroso, a comunidade resolveu antecipar os festejos para o final de janeiro até o inicio de fevereiro. O que estamos assistindo neste fim da manhã, na realidade é o inicio de nossa tradicional festa” sentenciou o religioso.

‘A procissão do Mastro’ como é conhecida pela comunidade é um dos maiores exemplos da religiosidade do povo nordestino. Além do ‘pagamento’ de promessas com rezas, pessoas que adquiriram graças se vestem de padres, freiras, noivos e de até de mortalhas, carregam pedras na cabeça, sem contar com o autoflagelo dos homens encarregados de carregar a madeira pesada nos ombros em um verdadeiro sacrifício humano.

antonio aragão //

 

 


Galeria