Quem passa pela Rua Coronel Bezerra Montenegro aqui em União dos Palmares já se acostumou com a Organização Mirim que cuida de meninos desde a década de 70. A entidade foi fundada por Dr. Jairo Maia Fernandes, Juiz da comarca da cidade no dia 18 de maio de 1970.
Na época a casa que tinha na equipe o Padre Donald Robert Macgillivray era alugada e simples, nada comparado como hoje, onde os visitantes encontram até comércio na instituição. O abrigo já era no passado localizado na mesma rua.
Com a transferência de Dr. Jairo Maia para outra cidade a entidade ficou a cargo do Padre Donald e ele chamou outras pessoas para contribuirem com a obra, entre essas pessas as senhoras Edite Bezerra Duarte, Gleide Carnaúba, Rosiete Vieira Acioli e o funcionário do Banco do Brasil Albenio que ficou como Presidente da entidade.
Em 1996 Rosiete Vieira Acioli inaugura uma nova sede com a capacidade de atender 200 crianças e adolescentes e permanece a estrutura até os dias de hoje. No local podemos encontrar, serigrafia, confecção, sorveteria, quadra de esporte e etc.
Todos os serviços oferecidos na Organização Mirim são em parcerias com alguns profissionais e com a Prefeitura de União dos Palmares, onde funcionários são cedidos para a instituição. Yala Medeiros da Silva trabalha na confecção a exatos 8 anos, a confecção é do próprio abrigo que faz diversos serviços para a sociedade palmarina.
Yala trabalha das 08 ás 12:00 e das 14:00 ás 18:00 hrs junto com ela trabalha Maria Cícera. Quando perguntada se ela gostava de trabalhar na Mirim a mesma respondeu que "Adoro" e esse gostar dever ser verdadeiro já que em conversa com o blog, a maioria dos funcionários revelaram que são antigos no local.
É o caso de Diana Araújo de Sena que já trabalha no local a 21 anos como voluntária, Diana ao descrever seu trabalho disse que tem que prestar atenção nas crianças e ter responsabilidade, nesses 21 anos na casa já viu passar muita gente e assistidos. Hoje a Mirim cuida de 8 crianças no sistema abrigo (Que mora e dorme), 34 semi-abrigo (Passar o dia e a noite vai para casa) e 30 é regime de creche em parceria com a Escola Maria Leal Feitosa (Chegam as 7:00 e saem as 17:00 hrs).
Natural de Maceió o serigrafista Josué da Silva veio morar na Organização Mirim aos 7 anos e hoje aos 29, presta serviços para a instituição, Josué disse que aprendeu o ofício com
Durval Caetano e Erasmo. No trabalho tem a ajuda da esposa Edjane da Silva e já começou a ensinar aos meninos do abrigo.
A professora Luciene de Sousa Alburquerquer já está na Organização Mirim a 8 anos. É ela quem da aulas de reforço aos meninos a partir de 13:00hrs na escola do abrigo, como são várias crianças em séries diferentes ela vai dividindo a classe e depois vai orientando nos trabalhos que os mesmos trazem das escolas.
O marido de Luciene, Ednaldo da Silva Alburquerque foi criado na instituição e lembra com saudades dos antigos amigos que já passaram por lá, ele falou que antigamente tinha mais crianças. Alguns dos antigos assistidos moram hoje em União e muitos estão espalhados pelo Brasil afora.
A 17 anos na Mirim, Maria Helena Tenório de Alburquerque disse ao blog que já prestou vários serviços no lugar como, lavadeira, arrumadeira de casa, cozinheira e hoje toma conta da rouparia das crianças, Dona Maria como é conhecida, disse que sempre recebe visitas dos antigos meninos que hoje estão casados e com suas famílias, na sua opinião as crianças de antigamente eram melhores para educar.
Fora os serviços que funcionam na instituição breve será reinaugurado um espaço para os grupos culturais fazerem seus ensaios e apresentações, como também um ambiente para as escolas fazerem atividades extras. Denominado Espaço Sócio Cultural Acotirene o lugar é coordenado pela professora Nina Cardoso e a funcionária Juliana Silva Vieira.
jmarcelofotos //