Os clientes do Hiper Card em Maceió estão sendo surpreendidos na hora de pagar a fatura do cartão nos supermercados da rede Bompreço. O que antes podia ser feito com cheque ou cartão de débito, agora só pode ser efetuado em dinheiro vivo, mesmo se a fatura ultrapassar o valor de mil reais, máximo permitido pelos bancos para saque diário.
Esta situação gerou constrangimento a muitos clientes, que sequer foram previamente comunicados da mudança.
“Meu limite é de 22 mil reais. Se eu tivesse comprado tudo, eu tinha que andar com essa quantia toda em espécie?” indaga o diagramador Benevaldo Alves Calheiros, que foi pego de surpresa ao tentar pagar a fatura do Hiper Card há cerca de duas semanas no Bompreço da Pajuçara.
O diagramador, que é cliente do Hiper Card há 18 anos, disse que sempre pagou as faturas do seu cartão em cheque. “Não recebi aviso do Hiper e nem tinha comunicado no Bompreço”, relatou Benevaldo.
A mesma situação aconteceu com o funcionário público Cícero da Rocha Calheiros, que teve que enfrentar outra fila na lotérica porque não conseguiu pagar a fatura do cartão Hiper Card de mais de R$ 2 mil no Bompreço do Mercado. “Eles disseram que só aceitavam em espécie, mas eu sempre paguei com cheque ou cartão de débito. Tive que enfrentar uma fila imensa para efetuar o pagamento”, reclama.
Atitude de operadora de cartão é abusiva, diz Procon
“Para efetuar a mudança quanto à forma de pagamento [da fatura], o Hiper Card deveria ter comunicado previamente os consumidores. Se não o fez, a atitude é abusiva”, afirma o superintendente do Procon em Alagoas, Rodrigo Cunha.
Para o representante do Procon, se os pagamentos das faturas em cartão e cheque era algo que já existia, não houve transparência por parte da operadora do cartão de crédito. “Deve existir uma relação de lealdade entre empresa e cliente”, declara Cunha.
Segundo o superintendente, se o Hiper Card tivesse avisado previamente os consumidores, a atitude estava dentro da normalidade. “Os clientes que se sentirem prejudicados devem procurar o Procon para pedir que não seja cobrada nenhum tipo de multa”, esclarece.
Mas se o cliente do cartão de crédito quiser rever danos morais deve procurar um juizado especializado. A assessoria de imprensa do Walmart informou que as lojas Bompreço estão apenas cumprindo uma determinação do Hiper Card.
Já a assessoria de comunicação do cartão de crédito afirmou que a decisão de receber o pagamento somente em dinheiro vivo nos supermercados foi tomada em conjunto com o Bompreço. Para eles, dessa forma, o limite de crédito do consumidor é imediatamente recomposto, o que seria uma vantagem para o cliente.
A assessoria informa ainda que, caso os clientes prefiram pagar com outros meios (cheque ou cartão de débito), podem se dirigir a qualquer agência bancária. A assessoria do Hiper Card não informou qual o motivo da mudança na forma de pagamento e nem se pronunciou sobre os riscos que os clientes correm tendo que pagar em espécie faturas de valor alto.
A Polícia Militar de Alagoas não recomenda que as pessoas transitem nas ruas com grande volume em dinheiro, priorizando assim, os cartões e cheques.
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andrezza tavares