30/09/2025 09:49:19

Economia
04/01/2012 10:56:25

Hiper deixa de aceitar cheque e cartão

Hiper deixa de aceitar cheque e cartão
Ilustração

Os clientes do Hiper Card em Maceió estão sendo surpreendidos na hora de pagar a fatura do cartão nos supermercados da rede Bompreço. O que antes podia ser feito com cheque ou cartão de débito, agora só pode ser efetuado em dinheiro vivo, mesmo se a fatura ultrapassar o valor de mil reais, máximo permitido pelos bancos para saque diário.

 

Esta situação gerou constrangimento a muitos clientes, que sequer foram previamente comunicados da mudança.

 

“Meu limite é de 22 mil reais. Se eu tivesse comprado tudo, eu tinha que andar com essa quantia toda em espécie?” indaga o diagramador Benevaldo Alves Calheiros, que foi pego de surpresa ao tentar pagar a fatura do Hiper Card há cerca de duas semanas no Bompreço da Pajuçara.

 

O diagramador, que é cliente do Hiper Card há 18 anos, disse que sempre pagou as faturas do seu cartão em cheque. “Não recebi aviso do Hiper e nem tinha comunicado no Bompreço”, relatou Benevaldo.

 

“Foi um constrangimento muito grande. Eles querem decidir o que tenho que fazer com o meu dinheiro. Isso é um absurdo”, desabafa Benevaldo. “Eu só queria pagar e fui impedido. Estou aborrecido porque ainda não paguei”, revela. Benevaldo entrou com uma ação contra o Hiper Card, cuja audiência será no dia 17 de fevereiro.
 

A mesma situação aconteceu com o funcionário público Cícero da Rocha Calheiros, que teve que enfrentar outra fila na lotérica porque não conseguiu pagar a fatura do cartão Hiper Card de mais de R$ 2 mil no Bompreço do Mercado. “Eles disseram que só aceitavam em espécie, mas eu sempre paguei com cheque ou cartão de débito. Tive que enfrentar uma fila imensa para efetuar o pagamento”, reclama.

 

Atitude de operadora de cartão é abusiva, diz Procon

 

“Para efetuar a mudança quanto à forma de pagamento [da fatura], o Hiper Card deveria ter comunicado previamente os consumidores. Se não o fez, a atitude é abusiva”, afirma o superintendente do Procon em Alagoas, Rodrigo Cunha.

 

Para o representante do Procon, se os pagamentos das faturas em cartão e cheque era algo que já existia, não houve transparência por parte da operadora do cartão de crédito. “Deve existir uma relação de lealdade entre empresa e cliente”, declara Cunha.

 

Segundo o superintendente, se o Hiper Card tivesse avisado previamente os consumidores, a atitude estava dentro da normalidade. “Os clientes que se sentirem prejudicados devem procurar o Procon para pedir que não seja cobrada nenhum tipo de multa”, esclarece.

 

Mas se o cliente do cartão de crédito quiser rever danos morais deve procurar um juizado especializado. A assessoria de imprensa do Walmart informou que as lojas Bompreço estão apenas cumprindo uma determinação do Hiper Card.

Já a assessoria de comunicação do cartão de crédito afirmou que a decisão de receber o pagamento somente em dinheiro vivo nos supermercados foi tomada em conjunto com o Bompreço. Para eles, dessa forma, o limite de crédito do consumidor é imediatamente recomposto, o que seria uma vantagem para o cliente.

 

A assessoria informa ainda que, caso os clientes prefiram pagar com outros meios (cheque ou cartão de débito), podem se dirigir a qualquer agência bancária. A assessoria do Hiper Card não informou qual o motivo da mudança na forma de pagamento e nem se pronunciou sobre os riscos que os clientes correm tendo que pagar em espécie faturas de valor alto.

 

A Polícia Militar de Alagoas não recomenda que as pessoas transitem nas ruas com grande volume em dinheiro, priorizando assim, os cartões e cheques.

 

tribunahoje //

andrezza tavares