30/09/2025 11:20:28

Alagoas
01/01/2012 10:36:09

Samu alagoano recebe selo inédito e vira referência nacional

Samu alagoano recebe selo inédito e vira referência nacional
Divulgação
A central 192 de pronto atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas é referência nacional após conquistar, neste fim de ano, o selo de ética e gestão de maturidade nível 4 (nota máxima) de excelência no atendimento em APH-192. O Samu alagoano é o primeiro do País a receber o selo, concedido pelo Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação de Centrais de Atendimento ao Público (Probare).

O órgão representa três agências relacionadas ao setor de atendimento do Brasil: a Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemed), a Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abraece) e a Associação Brasileira de Teleserviços (ABT). O selo tem validade de um ano e atesta o compromisso da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em garantir serviços de alta qualidade para a população.

“Este selo é uma vitória de todos os que fazem o Samu, que buscam em seu dia a dia o constante aprimoramento profissional em um serviço que tem como missão principal salvar vidas”, ressaltou o gerente do Samu Maceió, Iracildo Camelo Freitas.

“Essa certificação marca o fim de um ano de muito esforço e compromisso por parte da central de atendimento”, disse um dos supervisores da central, Marcelo Ferraz, que destacou ainda que o trabalho está apenas começando. “Nosso compromisso é a busca constante por qualidade e iremos trabalhar cada vez mais para manter o nível técnico do atendimento”, destacou ele.

Central de regulação 192
A central de regulação do Samu é formada pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), sendo este o profissional com o qual o solicitante terá o primeiro contato ao ligar para o 192. Ele é o responsável por colher as informações iniciais, como nome de quem está telefonando e da vítima, necessidade da ambulância, endereço do local do acidente (se for trauma), além de um telefone para contato.

Depois das informações preliminares, a ligação é transferida para o médico-regulador, que tomará as decisões necessárias, a exemplo do cancelamento do pedido de ambulância (se não for pertinente), da orientação ao paciente ou quem estiver precisando por meio do telefone (tele-medicina) e da liberação de uma equipe de socorristas, que pode ser uma Unidade de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA UTI móvel) ou serviço aeromédico (UTI – aérea), se necessário.

“O Samu recebe em média 60 mil ligações mensais, sendo cerca de 2 mil por dia. Por isso, é fundamental que o TARM tenha o preparo técnico para avaliar a ligação com rapidez e eficiência, passando para o médico-regulador informações importantes para a decisão sobre a ação adequada a ser tomada”, explicou o coordenador médico do Samu Maceió, Carlos Adriano Silva dos Santos.

Ele também parabenizou a todos pela vitória. “O reconhecimento do trabalho da central de regulação é uma conquista não apenas do Samu, mas de toda a população que pode contar com um serviço profissional de excelência”, destacou o médico.

alagoasweb //

agência alagoas