30/09/2025 09:40:23

Municípios
31/12/2011 17:09:10

Cabo PM que era Diretor de Guarda Municipal de São José da Laje é assassinado a tiros

Cabo PM que era Diretor de Guarda Municipal de São José da Laje é assassinado a tiros
Acusados na morte de militar são detidos em São José da Laje

O cabo da Polícia Militar de Alagoas José Teixeira de Sirqueira, de 39 anos, foi executado a tiros na manhã deste sábado, dia 31, na Praça onde se realiza a feira livre da cidade defronte ao prédio do Banco do Brasil, no centro de São José da Laje, a 96 quilômetros de Maceió. De acordo com os primeiros levantamentos, José Teixeira teria integrado o serviço de inteligência da PM e ocupava, na cidade o cargo de Diretor de Guarda Municipal onde realizava  investigações. No último mês, o militar teria sido ‘jurado’ por dois meliantes que haviam sido presos por roubo de veículos.

Segundo testemunhas, Sirqueira conversava com populares no final da manhã de hoje quando os elementos se aproximaram e deflagraram vários disparos. O militar teve morte instantânea. Momentos após o assassinato, policiais da cidade deram início à uma perseguição que resultou na prisão de cinco pessoas dentre estes três menores.

Além das prisões, os policiais apreenderam dois revolveres Taurus calibre 38 com seis munições intactas cada, mas não se sabe – ainda – se alguma delas foi a utilizada no crime. Dentre os detidos, apenas um elemento seria morador da cidade, os demais residiriam em Maceió e Barra de São Miguel. A morte do militar revoltou os moradores da cidade.

Outro crime

No começo da tarde deste sábado, 31, a polícia registrou mais um assassinato na cidade, desta vez de um ex-presidiário e paraplégico identificado como Jeferson Gomes, que foi morto dentro de sua casa com vários disparos de arma de fogo. O crime ocorreu no bairro Tijuca, periferia da cidade. Policiais envolvidos na investigação alegam que a vitima seria traficante de drogas. Os dois crimes serão investigados pelo Delegado Dr. Kelmann Vieira de Oliveira que responde pela Delegacia Distrital na ausência do Delegado Ednaldo Marques que se encontra de licença médica.

Prisão dos suspeitos

Logo após tomar conhecimento do assassinato do militar, uma guarnição do PELOPES de União dos Palmares sob o comando da ten. Pollyanna se deslocou a vizinha cidade e efetuou a prisão de cinco suspeitos: J.S. vulgo ‘Nenê’ de 17 anos de iedade residente na Rua Frei Damião bairro Benedito Bentes II em Maceió, D.E.A.S. vulgo ‘Colo’, de 16 anos, residente na Rua Mutirão II em São José da Laje, D.G.M. conhecido como ‘Junior’ e que se diz motoboy residente na Rua Deputado Armando Nogueira Soares  no bairro da Serraria em Maceió, Josivan da Silva de 18 anos vulgo ‘Pelé’, ajudante de pedreiro residente na Rua Rosa da Ilha 153 na Barra de São Miguel e Fabricio Ferreira dos Santos de 22 anos, vendedor de lanches na praia residente na Praça das Graças no centro de Maceió.

Segundo a ten. Pollyana, o quinteto foi localizado na residência de uma senhora identificada como dona Nena portando os dois revolveres apreendidos, e quando pressentiram a presença da policia tentaram se evadir, chegando Fabricio a tentar se esconder em uma caixa de água na vizinhança, e ao receber ordem de prisão caiu o que lhe provocou lesões no corpo. Os demais se renderam sem reagir a ordem de prisão.

Na ordem da foto da esquerda para a direita: Nenê, Colo, Junior, Pelé e Fabricio

alagoas24hors e tribunauniao // cláudia galvão e antonio aragão