Na manhã da véspera de Natal (24) em União dos Palmares, as crianças dos bairros mais pobres esquecidas pela solidariedade do governo, do comércio e da indústria local tiveram um alento mesmo fantasioso para sua vida sofrida: a presença de Papai Noel que na realidade era o ‘mestre’ Ivo por trás de uma barba branca postiça e de uma vestimenta a caráter do bom velhinho.
Foram visitados os bairros mais humildes da cidade como a periferia do Conjunto Habitacional Padre Donald, o Bairro de Santa Fé, Bairro Nossa Senhora das Dores e Bairro Roberto Correia de Araujo onde foram distribuídos cerca de 380 presentes entre bolas, carrinhos e bonecas. Para a aquisição destes presentes, colaboraram o prefeito do município Dr. Areski, o ex-governador Mano, alguns comerciantes (muito poucos) e o próprio ‘Mestre Ivo’ desembolsou R$ 400,00 reais de suas economias.
‘Mestre Ivo’ é na realidade o cidadão Ivo Xavier da Costa de 57 anos, viúvo, pedreiro, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em União dos Palmares, onde vive com quatro filhos. Na redação deste sitio de noticias, ele falou um pouco de sua vida. “Fui um menino muito pobre. Quando atingi a adolescência, perdi meus pais e ai dei seqüência ao aprendizado de pedreiro, profissão que exerço até hoje”.
Sobre sua vida pessoal, ele se emocionada ao dizer que ficou viúvo no inicio deste ano de dona Maria Aparecida, sua companheira de 32 anos, que foi vitima de um AVC fatal. “Ela estava sempre ao meu lado; na doença e na bonança. As vezes que fui hospitalizado, ela me acompanhava, até parece que também adoecia. Deus a Levou para um lugar melhor, tenho certeza”.
Além de ser um dos pedreiros mais requisitados da cidade, ‘Mestre Ivo’ se transforma sempre que tem uma folga em diversas personagens: Michael Jackson, Zorro, Homem Aranha, Elvis Presley, Vitor Valentim, Jacques Lecquer, e figuras como escoceses, cigano, mister M e outros personagens. Diz que procede assim por dois motivos: o primeiro é que traz alegria para o povo, e o segundo e fundamental é que desde criança pobre alenta um sonho de ter as coisas, o que somente conseguiu quando começou a trabalhar.
‘Nesta época do Ano, desejo Felicidade a todos, pois é a comunidade de União dos Palmares que faz a alegria de meu viver’ finaliza mestre Ivo.
A iniciativa do pedreiro Ivo Xavier da Costa poderia servir de bom exemplo para a solidariedade das pessoas notadamente dos governantes para o ano de 2012 e subseqüentes ...
antonio aragão //