“Estamos construindo um alicerce para edificar um futuro melhor para a segurança pública de Alagoas”. A frase foi proferida pelo secretário da Defesa Social, Dário Cesar, durante a solenidade de entrega de placas aos policiais de destaque da área do Comando de Policiamento da Capital (CPC), realizada nesta quinta-feira (29) no auditório da SEDS.
Ao participar do evento ao lado do comandante geral da PM, coronel Luciano Silva, e do secretário adjunto da Defesa Social, delegado Paulo Cerqueira, Dário Cesar enfatizou que o governo vem trabalhando para melhorar as condições de trabalho dos policiais, com a premiação em dinheiro para quem apreender armas e drogas. O projeto de bonificação foi sancionado recentemente pelo Executivo.
“Sabemos que a maioria dos homicídios e assaltos tem como instrumento a arma de fogo, por isso queremos reduzir os índices de criminalidade incentivando os policiais a aumentar o número de apreensão de armas e também de drogas”, disse, acrescentando que a Defesa Social trabalha para colocar o projeto em prática logo no início do próximo ano.
Na cerimônia, o secretário anunciou o reforço na frota da PM com 12 viaturas – sendo 11 para o policiamento ostensivo da área do Comando da Capital e uma para o Comando do Interior (CPI). A solenidade de entrega está agendada para a próxima terça-feira (3), com a presença do governador Teotonio Vilela Filho.
Ostensivo - Este ano, o Comando de Policiamento da Capital concentrou as ações policiais ao combate ao tráfico de drogas, que é a principal causa motivadora dos homicídios registrados no Estado. Segundo o coronel Gilmar Batinga, as operações realizadas na região metropolitana, principalmente as de cumprimento de mandados de prisão tiveram a participação da Polícia Civil e da Força Nacional.
As principais medidas colocadas em prática pelo CPC foram a implementação do programa Ronda Cidadã e a criação do turno especial de policiamento ostensivo, que vai das 13h à 1 h da manhã. De acordo com estudo da malha criminal, esse é o horário em que acontece grande parte das ocorrências policiais.
Para o comandante geral da PM, coronel Luciano Silva, 2012 será um ano em que a segurança pública terá dias melhores, graças aos investimentos que vêm sendo pelo atual governo. “Novos investimentos para o próximo ano estão garantidos no Plano Plurianual do Estado”, disse, elogiando os militares que se destacaram no exercício da função policial.
tudonahora //
agência alagoas