30/09/2025 11:17:20

26/12/2011 12:33:19

Tv Tribuna União: União viveu momentos hilários e de descontração com a realização da XV Corrida do Jumento Alagoano

Tv Tribuna União: União viveu momentos hilários e de descontração com a realização da XV Corrida do Jumento Alagoano
Ganhador da corrida é de União dos Palmares

Resgatando uma serie de folguedos que a comunidade já havia esquecido e tendo como atração principal a Corrida do Jumento em duas etapas, a XV Corrida do Jumento Alagoano se consolidou na tarde deste domingo 25 como o maior evento do interior alagoano no gênero, oportunidade em que trouxe para a Avenida Monsenhor Clóvis no centro da cidade cerca de 3000 pessoas entre curiosos, convidados e concorrentes.

A Corrida do Jumento Alagoano é uma iniciativa pessoal do ex-secretário de Cultura do Município Paulo Sarmento Filho, escritor, historiador, além fundador do Museu Mariá e da Casa da Cultura Palmarina, que mesmo sem o patrocínio esperado por parte das autoridades e com a patrocínio do comércio local conseguiu obter sucesso no seu empreendido, extraindo da simplicidade do povo palmarino e das tradições das Alagoas, fatores que foram decisivos para o sucesso do folguedo conforme disse o dinâmico idealizador do evento.

“União dos Palmares tido como uma das cidades mais violentas do Brasil consegue ser destaque nacional em uma estatística diferente: o município tornou-se o centro da alegria e da descontração da região neste Dia Santificado do Natal. Parabéns ao professor Paulinho Sarmento e sua família” disse uma senhora de União dos Palmares, mas que reside a 30 anos em São e estava visitando familiares e amigos.

Teve de tudo na festa: corrida do galo, galinha, caça à pomba e ao guiné (galinha de angola), corrida de saco, quebra-pote, guerreiro, capoeira, sanfoneiro, desfile de cavaleiros e amazonas, de carroças, o concurso da careta mais feia, e finalmente, a corrida dos jumentos em duas etapas: o amador e a profissional, ambas vencidas por um corredor do Bairro Várzea Grande, na periferia de União.

Sem a presença das autoridades que ignoraram o evento, a comunidade ainda participou da montaria do jumento mais bravo e de pequeno leilão de animais, o que deu oportunidade aos criadores de ‘fundo de quintal’ a oportunidade de comercializar seus animais domésticos e faturar um dinheiro extra.

Não houve incidentes durante o festejo, e o povo somente deixou a Avenida por volta das 20:00 hs quando da ultima apresentação da XV Corrida do Jumento Alagoano, que deverá se repetir em dezembro de 2012.

nina, sol, socorro aragão e gabriel (colaboradores)

a editoria.


Galeria