30/09/2025 11:16:20

Saúde
22/12/2011 17:23:11

Dengue: 18 municípios de Alagoas em situação de epidemia

Dengue: 18 municípios de Alagoas em situação de epidemia
Divulgação

Dezoito municípios de Alagoas se encontram em situação epidêmica por causa da Dengue, segundo relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgado no último dia 20.

 

As cidades de Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Coité do Nóia, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Teotônio Vilela, Igreja Nova, Penedo, Belém, Marechal Deodoro, Rio Largo, Satuba, Paripueira, Colônia Leopoldina, Porto Calvo e Maragogi apresentam alta taxa de incidência do vírus da Dengue, superior a 300 casos notificados/100.000 habitantes.

 

 Outros 48 municípios encontram-se em Situação de Média Incidência por apresentarem taxa superior a 100 e inferior a 300 casos notificados/100.000 habitantes. A sesau recomenda intensificação das ações de vigilância e controle da dengue (monitoramento dos casos, organização da assistência, mobilização da comunidade e o controle de vetores).

 

A secretaria também pede que as ações de prevenção sejam intensificadas e mantidas, uma vez que o período das chuvas ainda não acabou.

 

Até a data de publicação do relatório, dia 20 de dezembro, 99 municípios alagoanos notificaram 10.647 casos suspeitos de Dengue. 03 municípios encontram-se sem informação, o que não descarta a ocorrência de casos nesses municípios. Os vírus de dengue identificados são em sua maioria o DENV-1. Somente em Maceió foi registrado o tipo DENV-2.

Mortes

 

A SESAU teria recebido 30 notificações  de óbitos suspeitos do tipo mais grave da doença (dengue hemorrágica) mas apenas  10 estão confirmados. Quatro outros casos foram descartados e 16 estão em investigação. As mortes confirmadas ocorreram nos municípios de Arapiraca, Barra de São Miguel, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Maceió, Paripueira e Porto Calvo.

 

maceioagora //

painel noticias