Por seis votos a um o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu apenas conferir uma multa ao governador Teotônio Vilela no processo movido pela coligação de Ronaldo Lessa, que pedia a cassação do governador e de seu vice José Thomaz Nonô.
Os dois eram acusados de distribuir 1.600 ovelhas a produtores rurais do Agreste e Sertão do Estado nos meses de agosto e setembro de 2010, em plena campanha eleitoral, por meio do programa “Alagoas Mais Ovinos”.
A votação começou com o posicionamento dos advogados e a leitura da ação da Procuradoria, que pedia a cassação de Vilela.
O primeiro a votar foi o ministro Arnaldo Versiani, que reconheceu o erro na aplicação do Programa, mas ao contrário da cassação determinou uma multa como punição ao governador.
Cinco ministros acompanharam o ministro relator e apenas o ministro Marco Aurélio votou contra. A movimentação de alagoanos em Brasília foi intensa.
Festa após a votação
Em Maceió foi possível acompanhar o foguetório de adeptos do governador Teotônio Vilela pelas ruas da Ponta Verde.
O ex-governador Ronaldo Lessa já havia dito a reportagem do Cada Minuto que sua vida segue, e que ele será candidato a prefeito de Maceió.
cadaminuto //