O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, anunciou, na última sexta (9), a construção do Hospital de Clínicas Veterinárias e de laboratórios na unidade de Viçosa, integrada ao Campus Arapiraca. Serão investidos 4,1 milhões de reais e a previsão é que as obras comecem em 60 dias. Em Arapiraca serão mais 3,4 milhões de reais para laboratórios, residência estudantil e restaurante universitário.
Para Eurico Lôbo, a estruturação dos campi do interior é uma das prioridades da gestão Conhecimento que Transforma. “Nosso compromisso, meu e da vice-reitora Rachel Rocha, é promover melhorias nas unidades da Ufal no interior e consolidar ainda mais nosso processo de expansão. Assim, teremos melhorias na qualidade do ensino, visando à excelência acadêmica e à boa formação dos nossos alunos, futuros profissionais”, disse o reitor.
A construção do hospital e dos laboratórios estruturais para o curso de Medicina Veterinária atende à reivindicação de estudantes e professores. “Sabíamos da necessidade de estruturarmos melhor o curso de medicina veterinária na unidade de Viçosa e buscamos as soluções devidas. Tivemos problemas nas licitações anteriores, mas, finalmente, conseguimos concluir essa etapa do processo”, completou Eurico Lôbo.
Em Arapiraca, também serão construídos o laboratório de Ecologia e o bloco de coordenações. As obras estão orçadas em 1,1 milhão de reais e, segundo o reitor, os recursos são do orçamento de 2011. “Esse montante está garantido no orçamento de 2011 e estamos finalizando o processo de licitação para iniciamos a construção”, assegurou.
Assistência estudantil
Além de melhor estruturar os cursos de graduação, ligados ao Campus Arapiraca, o reitor também anuncia investimentos voltados à assistência estudantil. São mais 2,3 milhões, previstos no orçamento de 2012, para construção da residência estudantil e do restaurante universitário, ambos em Arapiraca. O processo licitatório também está sendo finalizado.
Segundo Eurico Lôbo, a assistência ao estudante é outro compromisso de sua gestão. “Sabemos da importância de viabilizar a permanência dos estudantes na Ufal, por isso, temos uma visão ampliada da assistência. Com a residência e o restaurante, daremos condições para que nosso aluno permaneça no curso que escolheu e consiga concluir seus estudos”, confirmou.
almanaquealagoas //
ascom