30/09/2025 12:56:45

Alagoas
07/11/2011 12:04:31

Donos de vans temem exclusão após licitação

Donos de vans temem exclusão após licitação
Ilustração

A licitação do transporte complementar intermunicipal começa nesta segunda-feira (6) e provoca preocupação na maioria dos donos de vans que já trabalham em Alagoas. O processo licitatório está sendo organizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) e vai disponibilizar 1.363 vagas em várias linhas em Maceió e interior do Estado.

 

A tensão dos motoristas é de que muitos deles fiquem de fora das vagas e sejam proibidos de trabalhar após a licitação. "O clima é de tensão entre os donos de vans, mas contratamos uma empresa para ajudá-los na preparação dos documentos e participar de forma competitiva da licitação", afirmou o presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Alagoas, Dorgival Ferreira.

 

Segundo ele, no começo havia resistência por parte dos motoristas, mas a maioria terminou aceitando a licitação. "É melhor passarmos pelo processo agora e ficarmos legalizados. Não há nada pior que trabalhar na condição de clandestino", ressaltou o sindicalista.

 

A preocupação dos motoristas tem fundamento, já que, de acordo com a própria Arsal, são 1.363 vagas e hoje o número de vans circulando em Alagoas é maior que o oferecido na licitação. Pelos dados, circulam 700 carros complementares regulares e a estimativa é que outros 700 clandestinos disputem este mercado. "Sabemos que ao final alguns ficarão de fora, mas o número de vagas foi feito com base em um levantamento técnico", disse o presidente da Arsal, Waldo Wanderley.

 

Após a licitação, deverá haver um rigor ainda maior na fiscalização por parte da agência para evitar que vans clandestinas façam o transporte de passageiros. "Teremos uma preocupação grande também com a segurança das pessoas. As vans serão monitoradas por satélites e terão controle de velocidade", explicou Waldo Wanderley.

 

Além da precupação com a segurança, a Arsal vai exigir que os complementares obedeçam as regras de vistorias constantes, ter menos de sete anos de vida, pneus novos e estar plotada.

O sistema de transporte intermunicipal do Estado ficará dividido em nove lotes: Central, Nordeste, Sul, Aglomerado Arapiraca, Baixo Sertão, Alto Sertão, Litoral Sul, Litoral Norte e Região Norte.

 

O processo de licitação vai durar sete dias, prazo para que os motoristas entreguem os envelopes com propostas e documentos.


cadaminuto //

sidney tenório